Customer Experience: Entenda o Conceito

Você deve estar olhando agora mesmo para essa tela e se perguntando: O que, como, por que e em que momento o Customer Experience (CX) trará benefícios ao meus negócios ou ao meu setor de atuação profissional, não é mesmo?

Se você clicou aqui nesse conteúdo já pode se considerar especial, porque a busca por novos conhecimentos e entendimentos, é uma característica importantíssima para todos que desejam crescer.

Mas para avançarmos nessa conversa e se torne possível entender com maior profundidade alguns tópicos sobre esse tema, inclusive bastante pertinentes para marcas e suas respectivas vendas, recomendamos que a leitura siga página abaixo, não custa nada dar uma olhadinha, quem sabe você até fique surpreso com algumas dicas e estratégias comentadas!

 

 

O que é CX?

De forma resumida, o Customer Experience representa uma soma de percepções e sentimentos que os clientes possuem sobre produtos e serviços de uma determinada marca!

 

Como CX pode melhorar marcas e negócios?

Uma das melhores ações de CX que pode ser implementada na cultura de uma empresa é o atendimento omnichannel, ou seja, você precisa contar com a ajuda da tecnologia para integrar todos os canais de comunicação da sua empresa, passando por atendimento telefônico, chats, redes sociais, site e WhatsApp.

É preciso estar conectado nesse mundo extremamente digital em que vivemos, portanto, os negócios também possuem a necessidade de tornar tudo mais prático e efetivo, seja para sua própria organização, quanto para o caminho de compra dos clientes.

 

 

Principais pilares de aplicação do Customer Experience

Pilar 1: Personalização

Foco 100% no cliente e em seus objetivos!

Este termo é considerado uma das principais palavras-chave, no que se refere a bom atendimento de clientes, pois personalizar todos os pontos de contato, desde o atendimento até o pós-venda, traz como reflexo, consumidores fiéis da sua marca e que até mesmo irão defendê-la em diversos momentos.

A personalização também é fundamental para entregar ao cliente maior proposta de valor, além de proporcionar uma compreensão mais transparente e rápida das suas reais necessidades!

Outra coisa relevante é que esse ato de personalizar pontos dessa jornada demonstra que o seu negócio possui estratégias diferenciadas e poder de adaptação para diferentes momentos.

Resumindo, essa individualização contribui para reforçar a identidade de marca na mente do consumidor, que passa a entender que a sua empresa investe em um contato mais próximo e pessoal.

 

Pilar 2: Integridade

Importante como diretriz, para o cumprimento de prazos e resultados!

Para fortalecer os laços com o seu cliente, sempre transmita confiança, por meio da integridade, verdade e marketing de relacionamento. Em outras palavras, deixe claro que a empresa vai além de querer apenas lucrar em cima do cliente.

Com essa demonstração constante, é possível atestar que promessas são cumpridas e que todo o caminho é feito com competência, o que quando bem-feito, gera relação de credibilidade e confiança!

Porém, antes disso tudo, é preciso que valores sejam pré-estabelecidos e inseridos dentro da cultura da sua empresa, para que todos os processos e etapas sejam cumpridos com excelência.

Como complemento, é melhor ainda se projetos para promover um mundo mais humano e melhor, preocupado com o outro — principalmente para as futuras gerações estiverem fazendo parte do seu negócio, já que esse tipo de ação, engaja, aumenta credibilidade e confiança na relação empresa-consumidor, independente do ramo em que atua.

 

Pilar 3: Expectativas

Alinhamento honesto entre todos os envolvidos em um projeto!

Muitas empresas em muitas situações não se atentam, ou realmente negligenciam, uma etapa primordial chamada briefing, geralmente ocorrida em reuniões de alinhamento e no fechamento de acordos/contratos variados.

Então, é sempre relevante que se bata na tecla do alinhamento feito de forma concentrada e com a retirada do máximo de dúvidas possíveis. Esse é o típico momento de estreitar a relação ao máximo com seu cliente e elucidar o caminho a ser percorrido!

Com essa atitude, ao começar a entrega do seu serviço/produto a esse cliente, as chances de superar as expectativas aumentam exponencialmente, indo além do tradicional e trazendo um destaque e boas memórias sobre a sua marca.

Durante esse período, é possível que pesquisas de satisfação sejam realizadas para mapear e monitorar como anda o seu cliente e/ou até mesmo o público! Dessa forma, fica mais fácil entender se a sua entrega, cria uma experiência única, criativa e realmente diferenciada do restante dos concorrentes.

Afinal, quando o usuário entra em contato com uma empresa, ele tem as suas expectativas e necessidades. Por isso, quanto mais você se conectar com o público, compreendendo-o, mais fácil fica de encontrar insights para ir além do básico.

 

Pilar 4: Resolução de Problemas

Capacidade de diariamente encontrar soluções criativas e rápidas!

Por mais que a sua empresa tenha processos bem estruturados, boas intenções e excelentes estratégias, não há como negar que haverá falhas. Elas sempre aparecem, é natural!

Porém, o que vai diferenciar a sua marca da concorrência — e esse é um dos principais pilares do Customer Experience — é a forma como lidar com problemas. Portanto, identifique erros rapidamente, trate sempre urgência e invista em soluções práticas, pois um problema que é lidado com destreza e atenção, inclusive influencia diretamente na experiência do cliente para com a empresa.

Essa etapa também é importante para recuperar os clientes perdidos ou que estão insatisfeitos com a sua marca. Se for uma situação incontornável, admita o erro, peça desculpas e recompense o cliente de alguma outra maneira, se possível.

 

Pilar 5: Tempo / Esforço

Timing, foco e precisão são itens ESSENCIAIS que devem ser sempre mantidos!

Vamos ser honestos, o dia a dia está cada vez mais corrido para todos nós, concordam? Por isso, o tempo e o esforço do cliente são tão valiosos. Assim, você precisa investir em atendimento e em transações rápidas para promover constantemente uma boa experiência ao cliente.

Diminua os processos burocráticos da sua empresa para facilitar o contato, afinal, o cliente não pode ter uma experiência frustrante, como, por exemplo, esperar 5 dias para a sua empresa responder uma simples mensagem em um chat.

Portanto, ações como:

  • Diminuir o tempo de atendimento;
  • Oferecer mais informações relevantes ao público;
  • Alimentar o FAQ;
  • E até mesmo apostar na automatização para melhora de processos.

Aplique essas dicas e veja a melhora e diferença acontecendo em frente aos seu olhos!

 

Pilar 6: Empatia

Saber interpretar dificuldades, antecipar problemas e realizar ajustes no meio do caminho!

Essa frase acima traz bastante significado, pois colocar-se no lugar do seu cliente, além de ser uma estratégia inteligente para compreender como ele se sente e, é claro, promover melhorias constantes em todas as fases da jornada de compra.

A empatia é fundamental para estabelecer uma relação forte e de confiança com o seu consumidor.

Portanto, é importante que o time desenvolva essa capacidade para refletir em quais aspectos pode haver uma melhoria nos processos internos.

Demonstrar empatia ao cliente é essencial para ele ter a certeza de que a sua empresa entende como ele se sente e, mais do que isso, quer resolver os seus problemas.

Mais dicas padrão Letradê

Abaixo listamos tópicos fundamentais para que o CX (Customer Experience) consiga ser implementado em seu negócio para alcançar resultados, confira:

 

Promova uma cultura orientada ao CX na sua equipe;

  • Esteja onde o seu público estiver;
  • Saiba quem é o seu cliente;

Escute o cliente com atenção;

  • Compreenda toda a jornada do cliente;
  • Trabalhe os touchpoints;
  • Fomente defensores da marca;
  • Aumente as taxas de conversão.

 

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Quando você visita a loja, ela pode armazenar ou recuperar informações em seu navegador, principalmente na forma de cookies, que são arquivos de texto contendo pequenas quantidades de informação. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou seu dispositivo e são usadas principalmente para que a loja funcione como você espera. As informações geralmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência na internet mais personalizada.

De acordo com esta Política de Privacidade, nós e nossos prestadores de serviços terceirizados, mediante seu consentimento, podemos coletar seus Dados Pessoais de diversas formas, incluindo, entre outros:

  1. Por meio do navegador ou do dispositivo: algumas informações são coletadas pela maior parte dos navegadores ou automaticamente por meio de dispositivos de acesso à internet, como o tipo de computador, resolução da tela, nome e versão do sistema operacional, modelo e fabricante do dispositivo, idioma, tipo e versão do navegador de Internet que está utilizando. Podemos utilizar essas informações para assegurar que a loja funcione adequadamente.
  2. Uso de cookies: informações sobre o seu uso da loja podem ser coletadas por terceiros a partir de cookies. Cookies são informações armazenadas diretamente no computador que você está utilizando. Os cookies permitem a coleta de informações tais como o tipo de navegador, o tempo despendido na loja, as páginas visitadas, as preferências de idioma, e outros dados de tráfego anônimos. Nós e nossos prestadores de serviços utilizamos informações para proteção de segurança, para facilitar a navegação, exibir informações de modo mais eficiente, e personalizar sua experiência ao utilizar a loja, assim como para rastreamento online. Também coletamos informações estatísticas sobre o uso da loja para aprimoramento contínuo do nosso design e funcionalidade, para entender como a loja é utilizada e para auxiliá-lo a solucionar questões relativas à loja.

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Você pode, a qualquer momento, requerer: (i) confirmação de que seus Dados Pessoais estão sendo tratados; (ii) acesso aos seus Dados Pessoais; (iii) correções a dados incompletos, inexatos ou desatualizados; (iv) anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto em lei; (v) portabilidade de Dados Pessoais a outro prestador de serviços, contanto que isso não afete nossos segredos industriais e comerciais; (vi) eliminação de Dados Pessoais tratados com seu consentimento, na medida do permitido em lei; (vii) informações sobre as entidades às quais seus Dados Pessoais tenham sido compartilhados; (viii) informações sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e sobre as consequências da negativa; e (ix) revogação do consentimento. Os seus pedidos serão tratados com especial cuidado de forma a que possamos assegurar a eficácia dos seus direitos. Poderá lhe ser pedido que faça prova da sua identidade de modo a assegurar que a partilha dos Dados Pessoais é apenas feita com o seu titular.

Você deverá ter em mente que, em certos casos (por exemplo, devido a requisitos legais), o seu pedido poderá não ser imediatamente satisfeito, além de que nós poderemos não conseguir atendê-lo por conta de cumprimento de obrigações legais.

Seção 10 – Segurança dos Dados Pessoais

Buscamos adotar as medidas técnicas e organizacionais previstas pelas Leis de Proteção de Dados adequadas para proteção dos Dados Pessoais na nossa organização. Infelizmente, nenhuma transmissão ou sistema de armazenamento de dados tem a garantia de serem 100% seguros. Caso tenha motivos para acreditar que sua interação conosco tenha deixado de ser segura (por exemplo, caso acredite que a segurança de qualquer uma de suas contas foi comprometida), favor nos notificar imediatamente.

Seção 11 – Links de hipertexto para outros sites e redes sociais

A Loja poderá, de tempos a tempos, conter links de hipertexto que redirecionará você para sites das redes dos nossos parceiros, anunciantes, fornecedores etc. Se você clicar em um desses links para qualquer um desses sites, lembre-se que cada site possui as suas próprias práticas de privacidade e que não somos responsáveis por essas políticas. Consulte as referidas políticas antes de enviar quaisquer Dados Pessoais para esses sites.

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Seção 12 – Atualizações desta Política de Privacidade

Se modificarmos nossa Política de Privacidade, publicaremos o novo texto na loja, com a data de revisão atualizada. Podemos alterar esta Política de Privacidade a qualquer momento. Caso haja alteração significativa nos termos desta Política de Privacidade, podemos informá-lo por meio das informações de contato que tivermos em nosso banco de dados ou por meio de notificação em nossa loja.

Recordamos que nós temos como compromisso não tratar os seus Dados Pessoais de forma incompatível com os objetivos descritos acima, exceto se de outra forma requerido por lei ou ordem judicial.

Sua utilização da loja após as alterações significa que aceitou as Políticas de Privacidade revisadas. Caso, após a leitura da versão revisada, você não esteja de acordo com seus termos, favor encerrar o acesso à loja.

Seção 13 – Encarregado do tratamento dos Dados Pessoais

Caso pretenda exercer qualquer um dos direitos previstos, inclusive retirar o seu consentimento, nesta Política de Privacidade e/ou nas Leis de Proteção de Dados, ou resolver quaisquer dúvidas relacionadas ao Tratamento de seus Dados Pessoais, favor contatar-nos em [email protected].

Termos de Pagamento:

Os valores apresentados são referentes à contratação anual dos nossos serviços.

Alguns serviços, como planejamento, setup e desenvolvimento de site, oferecidos pela DigitalPro, são elaborados por completo no início do projeto e seus valores são diluídos ao longo de 12 meses, permitindo um planejamento financeiro mais eficiente e acesso contínuo aos benefícios das nossas estratégias de marketing digital