Storytelling é um termo em inglês amplamente utilizado no mundo do marketing, comunicação e vendas representa a arte de “contar histórias”, ou seja, conduzir a outra pessoa/grupo por uma trilha de dicas, contextualizações e narrativas, até o momento em que se entrega uma ideia final, produto, apresentação de marca e muito mais.
Antes de qualquer coisa…
Primeiramente, é preciso que se entenda que a conexão com o público-alvo desejado é o foco essencial nesse modelo de comunicação e oferta de algo.
Em geral, o objetivo desse tipo de ação é engajar e encantar o público por meio de técnicas audiovisuais, portanto, a recomendação é abusar de todos os recursos possíveis, independente da mídia em que se utilize!
Bases do Storytelling
O tripé que sustenta essa técnica é embasado em 3 principais elementos:
- Construção de narrativa técnica: nesta etapa, é definido qual caminho será traçado e seguido no conteúdo;
- Conteúdo/tema interessante e intenso: parte mais conhecida e explorada, pois é o que dá vida e luz ao trabalho feito;
- Fluidez: para uma história ser consistente, ela precisa ser contínua, criar sensações, gerar experiência e momentos que aproximam as pessoas do seu produto, serviço ou marca.
Contexto de Venda e Objetivo do Negócio
Além de toda base necessária, já comentada acima, é importante que todo produtor de conteúdo, designer e demais profissionais que tenham contato com construções e criações por meio de storytelling, PRECISAM passar prioritariamente por algumas etapas:
Posicionamento
Incluir de forma lúdica e intuitiva em seus conteúdos, elementos de sua marca e o que você oferece como produto ou solução. Isso agrega valor e aumenta as chances de engajamento e consequentemente das vendas.
Contextualização
Articular uma história que explique de forma simples, quais são os motivos pelos quais a SUA empresa é uma referência de mercado para quem está absorvendo esses tipos de conteúdo.
Personalidade da Marca
Usar arquétipos (modelos mentais padronizados) que posicionam a personalidade da sua marca na cabeça dos clientes. Como exemplo bastante relevante, podemos considerar aqui nesse quesito as redes de fast-food, de cerveja e o ramo alimentício, em geral, que usam extremamente bem esse tipo de ‘artimanha’ de venda e atração.
Agregamento Cultural
Absorver as referências da cultura para relacioná-las ao seu produto ou empresa é sempre uma ferramenta que merece ser explorada, sempre que possível.
Um exemplo fictício e recorrente, é quando uma agência recebe o seguinte briefing: Engajar o público de 13 a 18 anos, a partir de um conteúdo que faça conexão com o título do filme (Sete Desejos) e que gere “explosão” na mídia, em geral.
Depois de uma análise mais detalhada, essa empresa chegou à conclusão de que o melhor foco, o mais assertivo seria trazer elementos atuais de algo relacionado a cultura popular/pop dessa geração buscada por este job.
Cenário de Venda e Storytelling
O primeiro passo é compreender 100% do que você está ofertando, já que aqui nesse momento, o ponto essencial é chegar no estágio em que se possa transmitir com confiança a seguinte mensagem “Eu entendo o que vendo”, pois essa atitude gera, mesmo que inconscientemente nas pessoas, a percepção de autoridade e confiança.
Porém, é preciso atenção, pois não basta ser especialista no assunto, mas não atender expectativas e nem sequer falar a linguagem mais assertiva do público-alvo. Tenha sempre em mente que “A comunicação não é o que você fala, mas o que o outro compreende do que foi dito”, Claudia Belucci.
Por isso, se tornam fundamentais quatro aspectos gerais em qualquer comunicação, para que as abordagens de engajamento, informação e venda, causem impacto positivo:
- Tempo e Disposição: Reconhecer os posicionamentos de mercado, avaliar a concorrência e tomar medidas ativas e efetivas de crescimento, são os principais instrumentos que podem ser utilizados nas disputas de vendas, independente do setor envolvido;
- Conhecer o assunto: Contextualizar, trazer exemplos e resumir ideias em poucas palavras, facilitam todo o processo entre vendedores e clientes;
- Interesse/demanda: esse tópico arremete bastante a questão da lei universal de ‘oferta e procura’;
- Objetivo: Ter a definição de qual o funil de venda ideal e modos de agir na prospecção e retenção de sua clientela.
Moral da História
O que podemos extrair dessa reflexão é que o storytelling necessita de um planejamento, seja envolvendo um serviço, marca ou produto! Nesse plano de ação alguns momentos se destacam:
- Definir a melhor (ou melhores) estratégias de COMO contar sua história;
- Perceber e avaliar de diferentes ângulos o conteúdo pode/poderá ser abordado/explorado, no presente e/ou no futuro.
Encontrar a melhor forma de produzir esse conteúdo, pensando na forma de entregar ao receptor desse material, no mundo digital é claro, estamos falando, principalmente, de sites (E-Commerce) e é claro as bombadas redes sociais.
Gostou do que leu? Se sim e tem alguma dúvida para adotar essas práticas comentadas aqui, fale com a equipe Letradê. Aproveite para seguir nossas redes sociais, e conte para nós suas experiências, porque no final das contas, conhecimento é tudo.
Sugestões Padrão Letradê
Todo mundo gosta de ficar por dentro dos assuntos e receber dicas que contribuam para produtividade e resultados, seja no âmbito pessoal ou profissional. Por isso, vamos aproveitar o espaço para recomendar alguns sites, além de contar brevemente sobre um case bastante interessante de uma marca mundialmente conhecida…
Com certeza ao longo desses últimos anos, você já assistiu centenas de vezes, várias propagandas sem que sequer fosse mencionado o produto, por exemplo. Esse é um exemplo famoso e explícito de como contar uma história, envolver o espectador em uma viagem criativa que gera valor para a marca. Aposto que você dá próxima vez que se deparar com uma propaganda dessa empresa, irá avaliar com outros olhos.
Já que estamos passando um conteúdo de base, por que não trazer algumas recomendações sobre o tema?
Um bom começo para a construção de uma “história” é o título, por isso recomendamos, “Name Generator”, ferramenta que te ajudará na escolha de um bom título para o seu texto.
Por fim, fique atento às melhorias e novas tendências de escrita, com tudo isso suas histórias vão bombar.