Chamamos de Gestão Estratégica o gerenciamento de todos os recursos de uma organização para alcançar objetivos e metas. E se você está se perguntando como a gestão estratégica pode fortalecer sua empresa, continue com a gente que vamos explicar tudo!
Como o próprio nome diz, a Gestão Estratégica representa uma maneira de gerir uma empresa com foco em planos estratégicos que passam por toda a estrutura organizacional. Está diretamente relacionada com o que a empresa espera de seu futuro e onde quer chegar em médio a longo prazo.
A base para começar um processo de Gestão Estratégica que pode fortalecer a sua empresa é saber que a organização só vai conseguir atingir os resultados esperados se mudar a forma como as coisas estão sendo feitas hoje. O grande responsável pelo sucesso desse modelo de gestão é a ciência da necessidade de fazer diversas áreas da empresa convergirem para o mesmo resultado.
Como montar uma Gestão Estratégica?
Você pode montar uma Gestão Estratégica em 4 fases, sendo elas:
Diagnóstico
Para dar início a um processo de Gestão Estratégica é preciso, antes de mais nada, fazer um diagnóstico da empresa para avaliar os fatores internos e externos e as consequências de cada um para a empresa. É nesse momento que uma análise SWOT identifica quais forças valorizar e quais fraquezas precisam ser exploradas.
Formulação
Uma vez conhecendo a realidade em que a empresa se encontra, é o momento para elaborar as estratégias que auxiliarão a empresa a cumprir com seus objetivos. A definição dos passos que devem ser seguidos e a elaboração de um plano de ação que indicam qual caminho percorrer são essenciais. É possível avaliar o status das ações executadas por meio da identificação de marcos importantes para o desenvolvimento da atividade.
Implantação
Uma vez definidos quais as etapas para alcançar o objetivo pretendido, é o momento de colocar o plano em prática. Tenha certeza de que todas as áreas envolvidas da empresa estão cientes do plano de ação e coloquem em prática.
Acompanhamento
Agora que o plano de ação está sendo executado, acompanhar o resultado é essencial. Analisando o andamento do plano é possível perceber se tudo está funcionando como previsto ou se algum ajuste precisa ser feito – e faze-lo enquanto é tempo.
Uma dica de ação que faz a diferença no período de acompanhamento é definir metas e prazos para analisar o feedback dos envolvidos e o resultados das ações. Dessa forma, caso o resultado não esteja dentro do esperado ainda é tempo de recalcular a rota e alterar o rumo das ações.
Uma vez corretamente implementada, a Gestão Estratégica de uma empresa é contínua. O que não quer dizer que precisa ser sempre a mesma: conforme o tempo passa e as metas mudam, será necessário revisitar o planejamento, colocando novos planos de ação em prática. Uma empresa que possui sua Gestão Estratégica bem estruturada está melhor preparada para tomar decisões que influenciam no andamento e futuro da organização.
Uma comunicação e marketing eficientes é indispensável para Gestão Estratégica de uma empresa. Na Letradê você conta com soluções que impulsionam seu negócio nas mais diversas frentes.
Clique aqui e fale com a gente!