Conceito dos 4 As do Marketing foi criado por Raimar Richers, e que conecta diferentes partes de uma ação de marketing, tanto no cenário digital quanto offline!
Confira abaixo mais detalhes, sobre esse tema que é extremamente essencial para empresas dos mais diversos setores.
O que são exatamente os 4 As do marketing?
Basicamente é um sistema integrado que descreve as interações da empresa e seus componentes mercadológicos (ou força do mercado), a fim de avaliar as opções de marketing que melhor se alinham com os seus objetivos, são eles:
- Análise;
- Adaptação;
- Ativação;
- Avaliação.
Vale ressaltar que não são apenas estratégias de marketing digital que utilizam os 4 As, mas também diversos estilos de campanhas offline!
Análise
Essa primeira fase consiste em identificar variáveis externas e internas, além de contextos macro e/ou microambiente, que englobam o lançamento de uma nova campanha de marketing feita por uma empresa.
Nesse momento aqui, estamos falando sobre ameaças, oportunidades, transformações nas tendências de mercado e por aí vai…
São informações que servem como suporte nas decisões estratégicas e de negócio, seja inviabilizando um projeto ou apontando um período especificamente mais promissor, é claro, estando dentro do target de campanha!
Aliás, falando em target, é aqui que se define, por exemplo, o objetivo de uma campanha e que se caracteriza de acordo com cada nicho de Mercado.
Para contribuir com toda essa contextualização, montamos uma pequena lista de ferramentas de base de dados e de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM), como:
- Elaboração da Buyer persona – personagem semifictícia que representa o perfil do seu comprador.
- Análise dos Ambientes de Marketing: Avaliação criteriosa sobre ameaças, tendências e oportunidades, além de medir a concorrência, ou seja, a cadeia de valor, competências e recursos.
- Análise de Competitividade: Modelo de 5 forças de Porter (Rivalidade entre os concorrentes; Ameaça de novos entrantes; Poder de barganha com fornecedores; Negociação assertiva com clientes e Ameaça de produtos substitutos).
- Benchmarking: Mapeamento profundo e focado no Mercado de atuação de uma empresa.
Adaptação
“Adaptar produto e comunicação com o tema da campanha e as peculiaridades do mercado”
A segunda etapa representa o ato de adaptar produtos e comunicação dentro de uma campanha de marketing que sua empresa pretende lançar.
Por exemplo, se a ideia é fazer uma campanha de Black Friday, você pode adaptar os produtos e formas de exposição, assim como a comunicação visual do seu site, vitrines e propostas comerciais para usar tons escuros.
Outra dica é adaptar as condições de vendas, de acordo com o tema da campanha e as peculiaridades do mercado, por exemplo, se o plano for lançar uma determinada máquina para o setor de construção civil, a utilização de imagens que levem o consumidor a pensar automaticamente em construção é a primeira fase para melhor persuasão e assim aumentar as chances de mais vendas.
Ativação
Colocar a campanha para rodar na prática, executando o que foi planejado nos passos citados anteriormente!
A ativação, em um português simples e direto, significa tirar o planejamento do papel e colocar a campanha para rodar.
Essa etapa possui infinitas variações, dependendo sempre do público-alvo desejado, do produto/serviço que é apresentado e de acordo com o nicho de mercado, podendo ser até mesmo off, por exemplo:
- Outdoors;
- Panfletos, anúncios em revistas;
- Anúncios com geolocalização.
Caso o seu negócio ou público-alvo esteja também na internet, é possível usar ferramentas do marketing digital, como:
- Email marketing;
- E-commerce;
- Anúncios em geral;
- Inbound Marketing;
- Outbound marketing.
Avaliação
Agora chegamos no momento em que depois de colocar o plano em ação, precisamos avaliar os resultados! A função dessa fase, portanto, é dar embasamento para que sejam tomadas decisões de continuação, modificação ou interrupção sobre as campanhas e vendas.
E para ter dados que apoiem sua decisão, é claro, será preciso monitorar e mensurar os resultados iniciais da campanha, selecionando as métricas mais relevantes. Observação, aqui existem dezenas de variáveis!
A boa notícia é que, especialmente no marketing digital, é possível mensurar quase todos os comportamentos do usuário em relação para sua empresa por meio dos KPI’S que representam os Indicadores-Chave de Performance, sendo assim basta definir quais são os mais relevantes!
Nesse sentido, vale considerar, por exemplo, os comentários, avaliações e interações que ocorrem nas redes sociais ou sites de reclamação. Muita gente, hoje em dia, aliás recorre a esses canais antes mesmo do SAC, por isso não deixe de ficar de olho neles, pois desse espaço podem sair diversos insights interessantes para futuras movimentações estratégicas em uma empresa!
Para concluir, este A de Avaliação também leva em conta outros aspectos, como:
- Auditoria de marketing
- Controles internos
- Macroambiente
Como montar um planejamento de marketing com base nos 4 As?
Agora que vimos como cada A do marketing funciona, vamos recapitular o funcionamento da teoria como um todo, só que passo a passo:
- Trace o objetivo da sua empresa com o produto em questão e ANÁLISE a força de mercado para saber se seu objetivo é viável naquele momento.
- Agrupe os recursos necessários para colocar o seu plano em prática e faça as ADAPTAÇÕES necessárias para torná-lo mais competitivo.
- Ofereça seus produtos na hora, local certo e cliente IDEAL, ATIVANDO estes no mercado.
- Monitore os resultados de suas ações e AVALIE os pontos positivos e negativos. Assim como, é necessário utilizar feedback, tanto para otimizar a campanha quanto para futuras ações!