Aí você me pergunta, mais o que significa AMP e por que eu preciso considerar? Se você estiver com esse pensamento a mensagem foi passada!
Más primeiro vamos contar conceitualmente os motivos que fazem com que você precise considerar implementar o AMP.
AMP significa: Accelerated Mobile Pages, ou mais facilmente entendível como: páginas aceleradas para dispositivos móveis.
Ok más para que eu preciso?
Este conceito de construção de páginas, vem tomando maior proporção por conta dos reflexos da covid. As pessoas permaneceram em suas residências e o uso dos celulares que já era grande explodiu de vez. Conseguimos ver uma disparidade grande de acessos mobile nos sites dos nossos clientes, se com certeza se repetindo para toda a web. Se o seu site não estiver preparado para receber essa demanda de pessoas com telas menores e que estão se acostumando com um fluxo de informações que acontece de forma mais rápida, a tendência é que você perca uma fatia grande de possíveis visitantes/clientes.
Veja, não estamos falando de sites responsivos, pois estes sites possuem as mesmas funções do desktop, mudando somente sua orientação para o mobile. Estamos falando sim de fatores que priorizam a experiência do usuário para que o seu site alcance essa velocidade que falamos acima e que torne a experiência do usuário no mobile mais direta e rápida.
Aí que entra o AMP. Uma técnica de construção ou adaptação do site que prioriza o carregamento da página, trazendo informações fundamentais para o usuário como: títulos, subtítulos, textos, imagens e vídeos deixando de lado outros fatores que não são fundamentais para o usuário.
É preciso entender que para grandes empresas como Google, Bing, Facebook, Twitter, o fator experiência do usuário é muito importante, e para que serve levar em consideração a experiência do usuário? Pelo motivo de que se o usuário tiver uma experiência ruim, ele deixará de usar o serviço. Levando para o seu site, se ele estiver no celular e demorar para abrir a informação que ele quer visualizar, ele sairá do seu site muitas vezes sem ele ter carregado, aumentando por exemplo a sua taxa de rejeição.
Vantagens em Implementar o AMP
1. Melhora a experiência do usuário
A principal vantagem dessa tecnologia, é trazer uma melhor experiência aos seus visitantes mobile. Isso permite que eles possam consumir o conteúdo desejado de forma positiva, sem lentidão, erros de carregamentos e falhas no layout das páginas.
2. Rapidez e economia
Um dos aspectos presentes dentro da melhor experiência de usuário, definitivamente, é o carregamento mobile mais ágil. Essa tecnologia torna as páginas até 85% mais rápidas em relação à navegação convencional. Além disso, toda essa capacidade faz com que o consumo de dados móveis dos visitantes seja menor, o mesmo aplica-se ao consumo de bateria.
Conslusão:
Segundo o próprio suporte do Google, a velocidade da sua página pode ser decisiva na conversão ou perda do cliente. Portanto, leve em consideração a construção ou adaptação do site da sua empresa utilizando a tecnologia AMP, e favoreça para que, seja qual for a estratégia, a experiência do usuário não seja prejudicada, causando algum tipo de prejuízo.