Já pensou em transformar seus clientes em disseminadores da sua marca, serviço ou produto?
Pois é, o Referral Marketing, Marketing de Indicação ou mais comumente utilizado, o Marketing Boca a Boca atua justamente em como transformar a experiência do seu cliente em possíveis indicações e com isso, novas vendas.
Se pensarmos conceitualmente, o Marketing trata de como a empresa deve se posicionar no mercado, ou como posicionar um produto, sempre acontecendo através de uma comunicação que gere valor. Por isso, o marketing faz uso de diversos tipos de canais, estratégias e conceitos para posicionar essas empresas e esses produtos no mercado, gerando o necessário para oportunizar vendas.
Com o advento da web 2.0 e 3.0 que têm como princípio a descentralização da informação, diversas marcas vêm utilizando o poder desse conceito com foco em criar decisões de compra de um público específico, que muda rapidamente seu comportamento de compra.
Hoje é muito evidente que “pessoas influenciam pessoas”, e é aí que o Marketing de Indicação tem o seu potencial elevado à quinta potência. Se sua empresa souber explorar esta estratégia, seus resultados serão elevados na mesma proporção.
E tem uma vantagem bastante importante: serve para qualquer empresa. Seja B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Client), o Marketing Boca a Boca funciona da mesma forma. Para ter uma noção da vantagem que o Referral Marketing entrega, 92% das pessoas confiam em indicações de amigos e cerca de 54% de todas as compras começam com processo de indicação (Fonte: buzzlead).
Segundo Aristóteles, “o homem é, por natureza, um animal social”. Portanto, falar de algo que o agrada – ou que o desagrada – é algo orgânico para nós, basta você reparar nas pessoas a sua volta.
Como explorar o Marketing de Indicação em seu negócio?
Mesmo sabendo das vantagens que o Referral Marketing pode trazer, muitas empresas têm dificuldades em fazer um bom uso dele, seja no incentivo à indicação, aquisição de novos integrantes e retenção de integrantes antigos. Portanto, separamos alguns itens que você deve se atentar ao trabalhar com o Marketing de Referência em suas estratégias de Marketing:
1. Conheça seu cliente:
Não serve somente para o Marketing Boca a Boca. Conhecer seu cliente é essencial para diversas outras estratégias dentro do Marketing, e é o ponto inicial de qualquer tipo de ação.
Especificamente sobre o nosso tema, saber qual o nível de satisfação do cliente é de suma importância, pois o entendimento dos dados coletados fornecerá o insumo analítico fundamental para levar um projeto de Referral Marketing adiante.
Nós preparamos um artigo com Mega Tendências do Marketing para 2022, nele falamos um pouco do UGC (User Garanted Content), que tem muito a ver com o Marketing de Referencia, da uma olhada!
2. Faça o “dever de casa”:
Se você não estiver preparado para atender seu cliente da forma mais adequada e oferecer uma experiência condizente com o mínimo esperado, ficará difícil ele sentir que deve falar de você ou da sua empresa para outras pessoas.
Segundo a pesquisa da BuzzLead, “83% dos clientes tem intenção de fazer uma indicação, mas na prática, somente 29% deles chega de fato a fazer essa indicação”.
Seja criativo, proporcione ao seu cliente um atendimento único e uma experiência positiva com a sua marca, serviço ou produto que reflita em uma vantagem para ele. Dessa forma, o cliente certamente se sentirá seguro em compartilhar sua experiência com as pessoas ao seu redor.
Tenha em mente que não é preciso fazer nada mirabolante ou realizar altos investimentos de capital. O ato de escutar o cliente e qualificar as pessoas que estarão na linha de frente já fará toda a diferença para atender bem e surpreender!
3. Disponibilize Canais para o “Evangelizador”:
Disponibilize canais fáceis onde seu cliente possa expressar o que ele sente sobre a sua empresa, serviço e/ou produto, e o mais importante: DIALOGUE COM ELE. Responda seus questionamentos, seus apontamentos, faça com que ele sinta que é parte de algo maior.
4. Incentive a Indicação:
Recompense aquele cliente que dissemina a boa experiência que teve com a sua empresa e/ou produto. É importante que a recompensa atenda a expectativa do “evangelizador”. Trabalhe com recompensas que “brilhem os olhos” do seu cliente, que tragam benefícios ou que solucionem uma dor dele.
Aaaahhhhh… Não esqueça de mensurar o retorno das indicações dos seus clientes. Para isso, utilize um sistema que metrifique estes dados, pois servirão para você ter uma melhor tomada de decisão sobre o tema e sobre futuras ações.
Conclusão:
O Marketing Boca a Boca é econômico, poderoso e confiável. Quando temos uma boa experiência com uma marca, produto ou serviço, ficamos felizes em compartilhá-la com outras pessoas. Lembre-se sempre que: em empresas, corporações ou indústrias são pessoas que estão à frente dos negócios, e pessoas acreditam e compram de pessoas.
Bônus:
Em seu best-seller “Contagious”, o professor de Marketing e autor Jonah Berger identificou seis princípios de compartilhamento que norteiam o Marketing Boca a Boca:
1. Moeda social: Compartilhamos o que nos faz parecer bem;
2. Gatilhos: Compartilhamos o que está no topo de nossas mentes;
3. Emoção: Compartilhamos o que nos interessa;
4. Público: Nós imitamos o que vemos as pessoas ao nosso redor fazendo;
5. Valor prático: Compartilhamos coisas que têm valor para os outros;
6. Histórias: Compartilhamos histórias, não informações.