Vivemos em constate mudança no meio digital. Por conta disso, devemos estar em constante movimento e disponíveis para novos mundos que se apresentam a todo tempo. No entanto, o que devemos levar em consideração a fim de traçarmos um plano mais consistente para as ações de marketing das nossas empresas?
Todos os anos publicamos informações sobre as direções estratégicas as quais o marketing digital tende a ser mais trabalhado durante todo o ano.
Confira abaixo as Mega Tendências para o Marketing Digital em 2022 que acreditamos compor boa parte das estratégias que trarão resultados positivos para a sua empresa em 2022.
1. Social Selling
Um conceito que não é atual, porém teve um aumento acentuado nos últimos 2 anos, devido a procura por uma infinidade de itens online. O Social Selling, ou Venda Social, cresceu de tal forma que as empresas entenderam a importância de se relacionar com sua audiência nas Redes Sociais, trazendo uma abordagem diferente. Com isso, a venda se torna uma consequência do relacionamento de confiança entre consumidor e empresa.
Portanto, o que leva o Social Selling a fazer parte da nossa lista de Mega Tendências, tem relação direta com alguns pontos muito importantes para ações de marketing bem sucedidas, envolvendo a redução custos de aquisição, aumento e retenção de clientes, diminuição da jornada desse cliente em seu funil de vendas, busca por novas oportunidades, e o principal de tudo, estreitar a relação de confiança junto à sua audiência. Dessa forma, recomendamos que você poste nesse conceito!
2. User Generated Content ou UGC
Como o Social Selling, o User Generated Content tem uma relação direta com a audiência da sua marca, porém extrapola o ambiente das redes sociais. O UGC vem para dar a oportunidade da sua audiência contribuir com a sua empresa gerando conteúdo relevante.
Já pensou que o seu cliente é o maior disseminador da experiência que ele teve com seu produto/ serviço? Incentivar e criar oportunidades onde ele possa expressar sua satisfação se tornou uma ótima fonte de criação de conteúdo.
E quais as vantagens desta prática? Citamos algumas:
1. Baixo custo com excelentes resultados, ou seja, seu cliente quer participar e contribuir sem que necessariamente precise receber algo em troca por isso;
2. Por ser uma opinião espontânea gera credibilidade, o que, se explorado da forma correta, pode ser um fator de influência na decisão de novos clientes.
3. Fonte para novas mídias: muitas empresas utilizam a opinião dos clientes para gerar conteúdos relevantes. Um comentário pode gerar inúmeras possibilidades para campanhas promocionais e de posicionamentos de marca.
3. Social Cada Vez Mais Social
Cada vez mais as empresas devem se aproximar da sua audiência. As pessoas nas redes sociais deixaram de consumir a publicidade como era há um tempo, tornando a comunicação mais intimista e menos comercial. Os consumidores passaram a dar mais valor ao espontâneo. Menos filtro, mais realidade!
Em 2022, estar mais próximo do seu público é um item de extrema importância para o sucesso do seu negócio nas Redes Sociais. Desta forma, a tendência é que os resultados apareçam de forma mais consistente.
4. Ascensão dos Vídeos
Não é de hoje que o vídeo se tornou um veículo de comunicação valoroso para que empresas transmitam seu propósito e posicionamento. Antes nas televisões das casas, hoje quase em todas as telas de celulares, os vídeos se consolidaram como o principal meio de comunicação descentralizado do planeta. Aplicativos como Kwai e TikTok trouxeram uma nova forma de comunicação social, fazendo com que plataformas como YouTube, Facebook e Instagram adaptassem seus suportes para entrar nesta onda.
Inegavelmente os vídeos engajam! A audiência que está nas redes sociais prefere os vídeos, pois eles criam relação, geram associações com as experiências pessoais e criam as “vontades” de consumo do momento. Portanto, investir em vídeos para 2022 deve ser prioridade para a sua empresa.
5. Dados, Dados e Mais Dados
Informação analítica é extremamente importante. Antes, um anúncio publicitário era veiculado na rádio, televisão ou jornal, e não havia a possibilidade de obter informações sobre a eficácia daquela ação.
O que muda de figura quando fazemos o mesmo anúncio no meio digital, pois a coleta de informações derivadas da ação é instantânea. Trazendo para a atualidade, a coleta de informações em tempo real é fundamental para garantir uma rápida tomada de decisão por parte dos gestores. Dessa forma, é possível saber exatamente quantas pessoas estão vendo, acessaram, compraram ou mesmo se a ação atingiu sua meta.
Dito isso, se você ainda não está levando este tipo de informação em conta, é interessante que a partir de 2022, Dados e Métricas estejam em seu radar, para que suas ações de marketing sejam mais assertivas e estratégicas.
Conclusão:
As Mega Tendências de Marketing Digital estão em alta, e estarão mais ainda no ano de 2022. São temas que devem ser levados em consideração para que a sua empresa obtenha bons resultados nas ações de marketing propostas. Logicamente, abordamos os assuntos de maneira rápida e superficial, e se caso um desses temas tenha lhe chamado atenção, sugerimos pesquisar a fundo o funcionamento e os conceitos para nortear suas decisões.
A Letradê Marketing e Design pode apoiar no posicionamento digital da sua empresa, e estamos à disposição para fazer um diagnóstico. Clique aqui e preencha o formulário, que nós entramos em contato com você.