Quem nunca recebeu um E-mail Marketing que atire a primeira pedra!
Quando falamos de E-mail Marketing, estamos falando de uma poderosa ferramenta de comunicação e venda, tanto para o público B2B (Business to Business) quanto para o B2C (Business to Client).
Um levantamento realizado pela Statista Research Department em março deste ano, apontou que existe no mundo cerca de 4,03 bilhões de e-mails. Consegue imaginar as inúmeras possibilidades?
A questão que divide opiniões de muitos, e até o momento nunca se chegou a uma conclusão consistente, é: o e-mail marketing realmente é eficaz?
Nós da Letradê fazemos parte daqueles que acreditam que SIM!
O fundamental para sua a eficácia de uma ação envolvendo E-mail Marketing é a estratégia da comunicação, e não funciona mais como antes, enviar apenas um e-mail esperando ter sucesso. As tecnologias evoluíram, a jornada de compra evoluiu, os consumidores também são outros, tudo mudou.
Para utilizar este meio de comunicação direta, sua empresa precisa se organizar estrategicamente a algo muito maior que a mensagem em si, não tem a ver simplesmente com ato de enviar algo para sua rede de contatos, mas sim com o alinhamento entre setores da empresa, marketing, comercial, operacional, que juntos promovem ações inteligentes e direcionadas.
Lembre-se que o seu cliente é a ponta final de algo pensando anteriormente, por isso, deve haver um direcionamento condizente com seu comportamento de consumo, e muitas vezes condizente com estágio de compra onde ele se encontra.
Para te ajuda a estruturar uma ação de E-mail Marketing, separamos algumas dicas:
1. Conheça a Jornada do seu Cliente
Como falamos acima, o comportamento de consumo muda muito em pouco tempo, dessa forma, conhecer o cliente é a chave para o sucesso da campanha. Basicamente a jornada do seu cliente está dividida em 4 etapas básicas: Aprendizado, Descoberta, Consideração da Solução e Decisão de Compra. Identificar em qual estágio seu cliente se encontra fará com que suas comunicações sejam direcionadas e estejam alinhadas com o momento dele.
2. Conteúdo é a chave para o Negócio
Logicamente que a venda é a finalidade de uma ação dessas, porém você precisa fornecer mais informações do que somente promover um produto ou serviço. Sem dúvida, prover conteúdo relevante, mostra para o cliente que a sua empresa se importa com o que ele precisa, e com isso, a venda acontece como consequência.
3. Capriche no Layout e Personalize
Nos dias de hoje, o consumidor não aceita mais algo de baixa qualidade ou mal estruturado, ele quer ser surpreendido, quer sentir que é exclusivo e que faz parte de um grupo seleto de pessoas que recebe vantagens que só a sua empresa pode oferecer. Então, considere um layout bem estruturado e personalizações para que ele se sinta único e valorizado.
Ahhhhhh….. Íamos esquecendo, NÃO ESQUEÇA DE PRODUZIR CAMPANHAS AMIGÁVEIS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. Cerca de 66% dos e-mails são abertos através de dispositivos móveis, portanto, considere essa produção para não perder uma fatia considerável de pessoas.
4. Crie Textos Matadores
Antes da ação de visualizar a mensagem recebida, o seu cliente precisa de um “empurrãozinho”. Ter uma linha de título que chame a atenção do seu cliente, veja não estamos falando de clickbait, crie chamadas ingressantes e que realmente solucionem a curiosidade no conteúdo do e-mail.
Agora que você entendeu a estrutura de uma comunicação utilizando o E-mail Marketing, chegou a hora de enviar. Separamos também algumas dicas de como você deve proceder com esta etapa:
1. Crie uma lista de Qualidade
Não importa ter um layout maravilhoso, headlines matadoras e conteúdo rico, sem ter para quem mandar, ou pior ainda, mandando para quem não tem nada a ver com o assunto. Organizar suas listas de comunicação é uma tarefa primordial para o sucesso do seu e-mail, segmente por afinidade, interessa, região, gênero e o que for e estrategicamente interessante para a sua empresa.
2. Faça testes A/B
Faça comparações entre duas ações de mesma finalidade, para que dessa forma você possa mensurar 0 resultado é muito importante quando falamos de e-mail marketing. Com certeza uma delas tende a funcionar melhor, com isso você terá um norte para as próximas comunicações e ajustará sempre o que está funcionando e o que não está.
3. Ferramentas
Nem pense em enviar um E-mail Marketing através do e-mail da “firma”. Existem diversas ferramentas muito interessantes pagas e gratuitas que podem ser utilizadas para a sua comunicação ser criada de forma profissional e o principal, ser entregue da forma correta na caixa de mensagens dos seus clientes. Não tem desculpa para não usar!
4. Monitore o Desempenho
Outro item importante. Fique de olho nas métricas, pois elas trarão uma quantidade de insumo muito grande. Sem dados você não terá como prever estrategicamente quais serão os próximos passos para suas ações de comunicação junto aos clientes.
BÔNUS: Não se Empolgue!
Não precisa enviar e-mail o tempo todo, sua audiência em algum momento se cansará. Mesmo sendo do interesse do seu cliente o assunto vindo da sua empresa, o consumidor tente a desconsiderar comunicações que tenham um volume grande, insistir nessa prática pode arruinar sua estratégia e ele com certeza para de ler.
Conclusão:
O E-mail é uma ferramenta poderosa para se comunicar com a sua audiência e clientes em potencial. Além de ser mais flexível na arte de entregar informação do que as redes sociais, também existe o fato de que mais pessoas estão usando o e-mail a cada ano.