O Marketing de Relacionamento pode ser definido como sendo uma estratégia que visa criar/manter um relacionamento próximo entre empresa e cliente. Esse quesito, inclusive, envolve todas as ações realizadas pela organização para manter seu público fiel e em constante interação com a empresa.
Para conquistar este objetivo é preciso de uma série de ações de “encantamento” do cliente, ao ponto que gere uma fidelização nessa relação comercial!
Quando isso é bem executado, o resultado é o surgimento/crescimento de clientes fiéis que por acreditarem e confiarem tanto nos produtos e soluções de uma empresa, espontaneamente passam a atuar como ‘advogados’ da marca, recomendando para amigos e conhecidos e até mesmo a defendendo em algumas situações, quando necessário.
O bom relacionamento pode ser o fator que faltava no momento de decidir sobre uma compra
Fazer o cliente pensar na sua empresa quando o momento da compra chegar deve ser o objetivo central de toda equipe de Marketing.
Porém, existem também outras vantagens ao investir nessa iniciativa! A primeira, é manter relacionamento próximo ao cliente, mesmo com aquele que já fechou uma compra. Aliás, o custo de relacionamento para manter seus clientes é bem menor em comparação ao gasto necessário para aquisição de novos.
Um segundo ponto, é que essa forma de relacionamento tende a ser um importante fator no momento de tomadas de decisão, sendo assim, capaz gerar não só mais compras por parte de um mesmo cliente, como também novas indicações, amplamente conhecido como “boca a boca”.
Quais os benefícios de utilizar o Marketing de Relacionamento?
Agora que está mais claro o impacto do Marketing de Relacionamento, vamos conhecer 3 benefícios diretos que estratégia pode proporcionar.
Aumenta o LTV
Quem trabalha com soluções no modelo de assinatura sabe que o LTV (Lifetime Value) é a métrica que ajuda a entender a importância de manter o cliente pelo maior tempo possível conectado a marca.
Pois, só assim é possível que este entregue um valor maior do que aquele que foi gasto na sua aquisição. Logo, a estratégia de relacionamento ajuda a ampliar o valor da vida útil do cliente, permitindo que ao longo tempo o ticket aumente progressivamente.
Além disso, é provável que os clientes fiéis se tornem ‘embaixadores’ da marca, recomendando produtos e serviços a amigos e familiares, ajudando a reduzir o seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes), entre outras coisas!
Redução nos gastos com marketing e anúncios
Os gastos em marketing e anúncios para conquistar novos clientes é proporcional ao marketing de relacionamento, ou seja, em um cenário normal, quanto mais retenção de clientes, menor tende a ser o trabalho focado em aquisição.
Além disso, como os clientes contam uns aos outros sobre os produtos e serviços de uma marca, é comum ter um impulsionamento orgânico nas vendas.
Traduzindo para de maneira simples, empresas que focam nesse modelo de marketing, na maior parte das vezes, utilizam pouco ou nenhuma verba em mídia paga.
Maior alinhamento da comunicação em torno do cliente
As organizações que enfatizam o Marketing de Relacionamento são ainda mais propensas a ter um forte alinhamento organizacional em torno do foco de proporcionar uma experiência excepcional ao cliente e gerar satisfação a longo prazo.
Dicas de como aplicar o Marketing de Relacionamento
Pronto para começar? Confira os pontos que você deve levar sempre em consideração na hora de tomar decisões:
Ajuste a cultura da sua empresa
Antes de colocar seu plano de Marketing de Relacionamento em prática, é indispensável que você desenvolva entre seus colaboradores a ideia de que o bom atendimento ao cliente é essencial não apenas no fechamento de contratos e compras, mas principalmente no pós-venda.
Essa virada de chave, é importante para que os colaboradores entendam o status de sucesso dos clientes, independentemente da função que possua dentro da organização.
Garantir um bom atendimento mesmo após a compra é o primeiro passo para a construção de um excelente relacionamento com os clientes.
Identifique os clientes mais importantes
Ao iniciar um programa de Marketing de Relacionamento, é muito importante que você possua um banco de dados atualizado com as informações de seus clientes mais importantes e que não podem deixar de participar desse programa.
Entender quais clientes geram maior faturamento, compram com frequência, entre outros pontos de análise, deve direcionar as ações a curto, meio e longo prazos.
Dicas de estratégia no uso de informações
Fazer contato com clientes informando sobre promoções que causem interesse, considerando suas compras anteriores, além de realizar pesquisas de satisfação, oferecer brindes e muito mais…
São algumas recomendações, em diferentes momentos de relacionamento de empresa para consumidor! E por último, mas não menos importante, defina benefícios para os clientes que são mais engajados (criamos um conteúdo sobre A Era dos Clientes Conectados para você saber tratas com clientes que são mais engajados.), dependendo da situação, até mesmo podendo ser criado um sistema de pontuação, tática muito boa que aciona gatilhos mentais de vendas como o pertencimento, fidelização e necessidade.
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