Os consumidores estão cada vez mais exigentes em suas interações com as marcas, esperando respostas bastante precisas e imediatas. As pessoas querem que as marcas as entendam – e sem esforço.
Hoje em dia, vários sites de compra permitem que os clientes fotografem seus cartões de crédito e, com isso, essa parte do formulário é preenchida automaticamente. Assim, se eu entrar em um site que me obriga a preencher manualmente os números do meu cartão, quando uma rápida foto resolveria, sinto que perdi tempo à toa.
Mudanças nos consumidores
A verdade é que valorizamos cada vez mais as inovações e conexões virtuais que trazem rapidez, menos custo e maior comodidade.
Um exemplo disso, sobre como atender a essas exigências, está o campo de buscas do próprio Google, já que se olharmos para a experiência que o Google oferecia há apenas 5 anos, veremos que nossa evolução, principalmente como consumidores, foi enorme.
Machine Learning para dentro e fora da empresa
Método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos, a partir de Inteligência Artificial e baseado em sistemas que aprendem sozinhos a identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana!
Inclusive diversos setores como tecnologia, negócios e comportamento, avaliam que podem existir 2 linhas de pensamento: primeiramente sobre como o uso de Machine Learning pode melhorar processos somado a melhor gestão em um negócio.
Já a segunda vertente visualiza a melhora na vida útil do consumidor, seja sobre um produto quanto serviço! Resumindo, a questão central aqui é “Como podemos levar o machine learning a todos, para dentro e para fora das nossas empresas?”
Atualmente, empresas de todos os tamanhos podem aproveitar esse poder para evoluir processos internos e inteligência empresarial. As aplicações dessa tecnologia também variam indo de formatos, digamos assim, pré-prontos até super redes de inteligências artificiais em grandes empresas.
Porém, no final das contas o que você precisa, acaba se restringindo a estes pontos:
— Desejos e objetivos de negócio extremamente claros a todos os envolvidos.
— Uma equipe capacitada e movida por entregas e realizações, para que se realizem grandes feitos.
Tenha isso sempre em mente!
O futuro é da (r)evolução visual
Outra frente de uso (É a Inteligência Artificial), para ampliar as experiências entre marcas e pessoas, facilitando suas vidas, virá daquilo que chamamos de (r)evolução visual.
Quando começamos a oferecer nossa tecnologia de busca, você digitava as palavras e recebia uma resposta em texto. Depois evoluímos para a voz — você faz uma pergunta em voz alta e as respostas vêm em áudio ou na tela. Hoje chegamos a situações em que várias funções, mesmo nas nossas próprias casas, são comandadas por voz.
Se o presente é inundado por experiências de voz, o futuro agregará o visual, combinado com o machine learning de maneiras inovadoras, transformando o modo como interagimos com serviços digitais e proporcionando às empresas novas formas de ajudar esses clientes conectados.
Mas… E os Clientes Conectados?
Como falamos acima, tudo está direcionado às empresas condicionarem o seu tratamento junto ao cliente de forma personalizada, entendendo sua jornada até o consumo ajustando seu atendimento e entendendo suas necessidades.
Isso exige um esforço muito maior da parte dos times de vendas e dos setores de marketing (leia mais sobre Smarketing). Dessa forma, deixamos algumas dicas de como estruturar seu plano para chegar a estes “clientes conectados”:
Amplie o relacionamento com o seu cliente
O crescimento conectado não é apenas um conceito, é uma abordagem. Uma abordagem baseada em três pilares:
1. Conecte seus clientes: A conexão é o poder que você precisa para crescer com seus clientes, portanto, forneça uma experiência personalizada que mantenha os clientes fidelizados por mais tempo.
2. Conecte seus funcionários: A conexão é o que você precisa para manter seu time de vendas motivado e seu time de marketing focado.
3. Conecte sua marca: A conexão é o que você precisa para manter sua marca relevante. A conexão é o que você precisa para crescer.
Conecte-se com seus clientes para crescer com eles
Quando você conecta seus clientes com a empresa, você cria a oportunidade de crescer juntos. Seus clientes crescem com você, aumentando a taxa de retenção de clientes e criando oportunidades para aumentar o faturamento através de upsells e cross-sells, sua marca cresce com você, ampliando seu alcance e reputação e o seu time de vendas e de marketing cresce com você, mantendo-se focado e motivado.
Experiências de compra personalizadas
As experiências de compra personalizadas dão aos seus clientes a impressão de que você sabe o que eles querem, antes mesmo de eles saberem. A criação de experiências de compra personalizadas é um processo de três etapas:
1. Identifique o que seus clientes querem
2. Crie experiências de compra personalizadas para eles
3. Medir o sucesso das experiências de compra personalizadas
Bônus
Para a criar experiências de compra personalizadas perfeitas para seus clientes, você precisará de um CRM que ofereça ferramentas para identificar o que seus clientes querem, criar experiências de compra personalizadas para eles e medir o sucesso das experiências de compra personalizadas.