Vamos falar sobre algumas megatendências de marketing para 2023, que vão nortear estratégias de marketing para que empresas ganhem ou mantenham relevância em se mercado.
Primeiramente, se o foco é comercializar a marca com sucesso e destaque frente a concorrência, é essencial se manter atento aos acontecimentos à sua volta.
Inclusive, os últimos anos nos ensinaram que a adaptabilidade no marketing é crucial para criação de estratégias bem-sucedidas.
De acordo, com um levantamento realizado pela Gartner, com CMOs e líderes de marketing, mesmo em um cenário de incertezas financeiras e geopolíticas, o valor das receitas gastos nessa área, subiram nos últimos tempos!
Construção e fortalecimento de comunidades
Uma das principais megatendências de marketing para 2023, tem como foco a construção de relacionamento com seus consumidores através da criação e do fortalecimento de comunidades para sua marca (confira nosso post: Era dos Clientes Conectados).
O poder que uma comunidade engajada tem é imensurável, ainda mais se criada por meio de parcerias exclusivas e tarefas criativas, pois além da sensação de pertencimento, esse trabalho todo impulsiona as vendas.
Além disso, com os consumidores confiando cada vez mais em Companhias do que em Governos, as marcas podem crescer por meio de conteúdo gerado pelo próprio usuário, estabelecendo contatos duradouros com seu público.
Lembre-se, as marcas representam as pessoas que servem, então, compartilhe a sua ideia e dê às pessoas uma opção fácil de agir e participar.
“Você nunca erra investindo nas comunidades e nos seres humanos dentro delas”
Pam Moore (CMO e Founder) da empresa Marketing Nutz
Priorize relacionamentos de longo prazo entre influenciador e marca
Atrelado a construção de redes de contatos e senso de comunidade, outra das megatendências de marketing para 2023, é a priorização dos relacionamentos de longo prazo com influenciadores digitais e sua audiência, como uma ferramenta muito poderosa de engajamento.
Nesse sentido, o crescimento do marketing de relacionamento, acontece especialmente, através de conexões com ‘nano influenciadores’ e não apenas celebridades. Os ‘nano influenciadores’, são pessoas comuns que promovem apenas os produtos que usam.
Portanto, são considerados autênticos e acessíveis, além de que seus conteúdos também são vistos como recomendações.
Deixe o seu propósito claro
Em diversos pontos, estipular objetivos e deixar extremamente claro seus posicionamentos, fazem com que uma marca ganhe espaço no atual Mercado!
Um estudo realizado pela Deloitte concluiu que existem fortes evidências de que as marcas que se comprometem com o seu propósito estão ganhando vantagem competitiva.
Novas gerações, estão mais conscientes sobre diferentes temas e por essa mudança de compreensão, geram mudanças perceptivas na forma como o este mesmo mercado funciona.
Hoje o comportamento do consumidor vai além do que ele consome, por isso, as empresas precisam se preocupar com o impacto que aprovocam no mundo.
Marcas de alto crescimento têm 66% mais chances de orientar tomadas de decisões quando trabalham seu propósito junto aos clientes.
Transmissões e conteúdos AO VIVO
A interação em tempo real, mundialmente conhecida pelo termo LIVE, permite que os espectadores se conectem com uma marca automaticamente, isso aciona um gatilho mental do imediatismo nas pessoas, o que favorece muito o aumento do alcance e o engajamento de uma empresa/marca.
Além disso, com vídeos ao vivo, as marcas podem criar não só conteúdo, mas também interação real com seu público.
Inclusive, pesquisas realizadas por empresas, como Grand View Research, levantaram dados que mostram que o streaming de vídeo oferece um enorme potencial, podendo chegar, até 2030, em números exorbitante de aproximadamente 330 bilhões de dólares.
Da mesma maneira, estatísticas da Wyzowl, apontaram que 88% dos consumidores anseiam por mais vídeos, bem como 87% dos profissionais de marketing relataram que o vídeo é capaz de aumentar receita de um negócio.
Marketing de Gamificação
Técnica que visa a máxima atração, captação e fidelização dos clientes, a partir de uma experiência que envolve elementos e design de jogos no processo.
Exemplos clássicos dessa prática de marketing são empresas como McDonald’s, Starbucks e Under Armour que já utilizam de maneira muito bem-sucedida. Em 2019, a rede de fast-food Wendy’s alavancou seu público com um jogo RPG inspirado no menu do local.
Aliás, conforme levantamento da Mordor Intelligence, o mercado global de gamificação atingirá um ápice de 26,5% do público, entre os anos de 2022 e 2027. Além disso, 72,5% dos consumidores se sentem mais inclinados a optar por marcas que tornam a sua experiência de fidelidade mais divertida e recompensadora.
Conclusão
Os usuários digitais e consumidores em geral, estão cada vez mais imprevisíveis e imediatistas, fato que ficou bastante evidente nesses últimos anos!
Mesmo assim, existe um caminho para que as campanhas de marketing continuem relevantes, por exemplo: manter sempre viva a conversa com a sua audiência.
Por isso, ficar à frente do jogo é essencial em meio a essa instabilidade, mesmo que uma empresa não possa investir em todos essas tendências sugeridas, deve-se selecionar, pelo menos, uma combinação que seja adequada a sua realidade.
Para todos os momentos, conte com a Letradê e para mais informações acesse nossas redes sociais ou entre em contato!