O marketing de atração é uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a persuadir e vender seus produtos ou serviços. Isso ajuda você a criar uma conexão emocional com seu público-alvo, concentrando-se em suas necessidades e desejos.
O marketing de atração pode ser usado em qualquer tipo de negócio, desde pequenas empresas até grandes empresas. Ao usar o marketing de atração, você pode capturar a atenção de potenciais compradores, criar confiança com eles e fazê-los se sentirem à vontade para comprar de você.
Neste artigo, discutiremos como usar o marketing de atração para persuadir e vender produtos ou serviços de maneira eficaz.
Como persuadir e vender através do marketing de atração
O marketing de atração pode ser dividido em quatro etapas. Em cada uma delas, você usará estratégias de marketing digital para atrair as pessoas certas.
Afinal, de nada adianta ter uma loja lotada com pessoas que não estão realmente interessadas nos produtos e/ou serviços! Vamos ver mais um pouco a seguir…
Metodologias de atração
O marketing de atração é dividido em 4 etapas e em cada uma delas, a utilização de estratégias de marketing digital gira em torno de atrair o público mais assertivo possível.
Essas 4 etapas, que configuram a jornada do cliente, são:
- Atração;
- Conversão;
- Fechamento;
- Encantamento
É importante ressaltar que podem acontecer ajustes durante o processo, ou seja, não atuam necessariamente de modo linear. Bom, mas você deve estar se perguntando, como aplico cada uma delas em um negócio?
Atração
Como já comentado, o primeiro objetivo é atrair as pessoas certas ao seu negócio. Para isso, você pode empregar técnicas de marketing de conteúdo, como gestão de redes sociais e produção de conteúdo por meio de blogs.
Isso trará mais visibilidade à sua marca, além de ajudar seu público a descobrir dificuldades e como resolvê-los. Na sequência, é conduzir ao longo das demais etapas.
Conversão
Nesse estágio da jornada, deve-se começar a captação de leads, conseguindo seus dados de contato para que no futuro eles se tornem clientes. Faça isso oferecendo materiais ricos de qualidade que agreguem valor ao lead, por exemplo, e-book e pesquisas bem embasadas.
Um bom exemplo de estratégia de captação de leads é a criação de landing page persuasiva e com a presença de formulário para que o lead preencha com seus dados em troca do interessante material apresentado.
Fechamento
Nesse momento, o lead se aproxima cada vez mais da compra, pois já sabe qual o seu problema, mas que ainda pode estar em dúvida se a solução apresentada realmente é a melhor opção.
Dessa forma, você deve nutri-lo com conteúdos que comprovem a eficácia do seu produto, principalmente a partir do envio de e-mail marketing constante.
Gráficos comparativos, consultas gratuitas, testes e depoimentos de clientes são alguns exemplos de conteúdos que também funcionam bem nesses momentos.
Encantamento
Depois da compra feita, o trabalho ainda não acabou!! Portanto, foque no pós-venda, fase extremamente importante para que o cliente se torne fiel a empresa, porque a fidelidade é justamente o que pode levar, inclusive um consumidor a promover uma empresa de maneira espontânea.
Entendendo esse quesito chave, uma boa prática é o envio de e-mail com pesquisa de satisfação e dicas para o uso adequado do produto adquirido por estes consumidores.
Funil de vendas
Fator essencial para que a jornada do cliente e os números (lucros) de um negócio sejam bons.
Um funil de vendas que passa por um processo bem estruturado, faz muita diferença em todas as fases, especialmente no universo digital, onde tudo é muito instantâneo e urgente.
Por exemplo, imagine que temos uma pirâmide à nossa frente, a base dela, representaria todo mundo que venha a ser impactado por uma propaganda, anúncio ou publicação divulgadas por você.
Já o ‘meio’ da pirâmide podemos considerar 2 estágios diferentes, sendo uma parte com clientes que sabem o que querem e uma outra com faixa de público que quer e consegue consumir o produto/serviço que está sendo ofertado.
ATENÇÃO: Neste ‘meio’ é comum que um mesmo consumidor varie entre uma faixa e outra.
E finalmente, no ‘topo’ da pirâmide, temos aquele típico perfil de clientela que adquire e consome assiduamente, muitas vezes de maneira orgânica e até mesmo recomendando para demais pessoas próximas.
Canais de atração
Crie um blog
Sua empresa ainda não tem blog? Se a resposta é NÃO, pare tudo que está fazendo, foque na construção disso agora mesmo, pois saiba que seu cliente não vai conseguir achar seu negócio na Internet, se você não tiver essas ferramentas bem expostas.
Atualmente a reação instantânea das pessoas é “jogar no google” para ter uma 1ªimpressão sobre uma determinada marca, local ou tema, por isso tenha sempre o máximo cuidado na construção e manutenção do seu site e blog, porque lembre-se, precisa ser informativo e atrativo, de forma constante!
Afinal, é necessário atrair clientes que desejam resolver um problema, sendo nesse momento que você entra em ação oferecendo soluções interessantes e educativas, seja por comunicação de engajamento ou através de conteúdo chamativo.
Ahhh e isso não é tudo: seu blog precisa que os conteúdos estejam otimizados, por isso, invista em SEO (Search Engine Optimization), ou no português claro, Otimização para Mecanismos de Busca.
Por exemplo, para que um determinado público-alvo encontre as páginas de um negócio, por meio dos mecanismos de busca online, é essencial que se aplique técnicas de SEO dentro do site. Inclusive, você só está lendo este conteúdo aqui porque essas técnicas foram aplicadas aqui nesse espaço!
Aliás, isso vale tanto para o conteúdo quanto para a usabilidade do seu blog, ou seja, o Google ama um site bem otimizado e, para alcançar as primeiras posições do buscador, existe muito trabalho constante a ser feito.
Para auxiliar nesse processo, deixamos algumas dicas para condução do seu blog, confira:
- Realize periodicamente pesquisas sobre palavras-chave;
- Otimize textos de artigos e imagens;
- Acelere o carregamento da página;
- Tenha um design responsivo, já que atualmente boa parte das pessoas estão nos smartphones;
- Poste apenas conteúdos de relevância ao seu nicho de mercado;
Tenha um perfil ativo nas redes sociais
Virou parte da rotina das pessoas, compartilhar conteúdos e momentos do seu dia a dia nas redes sociais e é justamente por isso que você deve estar presente no Instagram, Facebook ou em qualquer outra plataforma que esteja de acordo com o seu nicho de atuação.
Quanto mais você produzir conteúdo de qualidade, maiores são as chances de produtos, serviços e até mesmo conceitos VIRALIZAREM, momento em que este material acaba sendo compartilhado por milhares de pessoas.
Outra estratégia bastante relevante é, por exemplo, pedir a seus clientes que postem Stories marcando seu negócio, assim que recebem o produto!
Com essas técnicas, as empresas geram uma infinidade de estratégias que podem fazer com que as redes sociais se tornem uma fonte de captação e lucros de um negócio.
Esses exemplos apresentados acima são apenas duas das diversas alternativas. Portanto, mãos à obra!
Faça e-mail marketing
Ferramenta necessária para que você estabeleça relação mais pessoal com o seu lead e consiga nutrir esse cliente com conteúdo do seu interesse.
É no momento da conversão que você terá o contato do seu lead. Comece com um e-mail de boas-vindas e, logo depois, defina qual será sua estratégia, seja enviando newsletter semanalmente (confira nosso conteúdo sobre E-mail MKT ), e-books, promoções, dentre outras.
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