Em primeiro lugar, é preciso saber que a Identidade Visual é uma ferramenta de marketing, cuja função é estabelecer um relacionamento forte e duradouro com os clientes, através de uma identificação visual com símbolos, cores e formas que permitem diferenciar uma marca do mercado.
É uma ferramenta de comunicação que transmite a personalidade e a essência marcante de uma organização, como é o caso da logomarca, cores, fontes, ilustrações, fotografias, etc.
Dessa forma, a identidade visual ajuda a evidenciar a marca, e por isso, não pode ser alterada e deve ser mantida padronizada, caso contrário a marca poderá ficar confusa e sem identidade.
Como fazer o consumidor se interessar e confiar na sua marca?
Para fazer o consumidor se interessar e confiar na sua marca, é importante estabelecer uma boa reputação e criar um vínculo com o público–alvo, por isso a Identidade Visual é tão importante. Uma maneira de fazer isso é se comunicar de forma transparente, mostrando o que a empresa faz para atender às necessidades do cliente.
A dica é: “Não economize no esforço de manter sua identidade, principalmente quando há planos de expansão”.
Qual a Importância da Identidade Visual?
Existem diversos benefícios associados a importância da identidade visual, e que devem ser considerados no momento em que a empresa decide ir por esse caminho, são eles:
1. Ajuda a diferenciar a marca
A identidade visual ajuda a diferenciar a marca dos concorrentes, pois ela é única e possui elementos que ajudam a identificar a marca, como a logomarca, as cores, as fontes, as imagens, etc.
2. Ajuda a transmitir a mensagem da marca
A identidade visual ajuda a transmitir a mensagem da marca de forma clara e eficiente, pois ela é composta por elementos que ajudam a identificar a marca, como a logomarca, as cores, as fontes, as imagens, etc.
3. Ajuda a criar uma imagem positiva da marca
A identidade visual ajuda a criar uma imagem positiva da marca, pois ela é composta por elementos que ajudam a identificar a marca, como a logomarca, as cores, as fontes, as imagens, etc.
4. Ajuda a aumentar as vendas
A identidade visual também ajuda a aumentar as vendas, pois ela é uma ferramenta de marketing que ajuda a estabelecer um relacionamento forte e duradouro com os clientes, aumentando assim a fidelidade à marca.
5. Ajuda a reduzir os custos
A identidade visual também ajuda a reduzir os custos, pois ela é uma ferramenta de marketing que ajuda a estabelecer um relacionamento forte e duradouro com os clientes, aumentando assim a fidelidade à marca.
Antes de Criar sua Identidade Visual
Agora que você já sabe a importância da identidade visual para e destacar-se da sua concorrência, é hora de saber como podemos desenvolver uma identidade visual eficiente! Neste sentido, vamos te ajudar com algumas dicas de como estruturar informações para o desenvolvimento de uma identidade visual de sucesso!
1. Defina o posicionamento da marca
Como dito, a identidade visual é a ‘cara’ da marca e precisa refletir o posicionamento da marca. Sendo assim, o primeiro passo é definir o posicionamento da sua marca, ou seja, o perfil do público alvo, o resultado que deseja alcançar, o que o diferencia da concorrência, o que seus clientes esperam de sua marca e como você deseja ser percebido pelos consumidores.
2. Escolha cores que representem a marca
Não é simples escolher uma cor que represente seus valores, identidade e objetivos, por isso, é preciso pesquisar a cor que mais se adequa à marca, para isso é preciso analisar a relação entre a cor e a marca, a cor e o produto/serviço, além de considerar os sentimentos que a cor transmite, a cor como ela é aplicada, a cor como ela é percebida pelo cliente e a cor como ela é percebida pelo mercado.
3. Escolha a fonte ideal para a marca
O tipo de fonte é outro aspecto que dá personalidade à marca, por isso, é preciso escolher a fonte que seja coerente com o posicionamento da marca. Sendo assim, é preciso considerar o tipo de fonte, o peso, o espaçamento, o tamanho, além de observar como a fonte será aplicada na marca e ao longo do tempo.
4. Escolha um logotipo
O logotipo é a representação gráfica da marca, sendo assim, é preciso que ele seja diferente, simplificado, fácil de lembrar e que represente a marca. Ou seja, o logotipo precisa refletir o posicionamento da marca, o que ela pretende transmitir para o público e a imagem que deseja repassar.
5. Escolha um manual de identidade visual
Como dito, o manual de identidade visual é extremamente importante, pois, ele vai informar como a marca deve ser aplicada, considerando a cor, a fonte, a forma, o tamanho, além de orientar a aplicação da marca em peças de comunicação
Principais elementos em uma marca
Como mencionado anteriormente, uma identidade visual contempla uma série de fatores conceituais e elementos visuais, e, tecnicamente falando, cada elemento estrutural tem um significado, que é levado em consideração no momento de criação dos materiais que compõem essa identidade.
Por isso entender o significado de cada um desses elementos ajudará no entendimento do produto visual final. Entenda um pouco mais abaixo:
1. Influência das CORES
Elemento que possui forte influência no consumidor, fator que acontece no subconsciente, estando associada a inúmeras emoções. Sendo assim, é preciso escolher as cores que se encaixam melhor com os ideais da sua marca e qual o perfil de consumidor desejado.
Tudo isso feito através de uma técnica chamada psicologia das cores, que indica que sensação cada cor causa, confere alguns exemplos, abaixo:
– Azul: confiança, força, poder, tranquilidade e frio.
– Verde: riqueza, saúde, equilíbrio, natureza e esperança.
– Amarelo: advertência, alegria, juventude, fome e calor.
– Vermelho: extroversão, amor, ansiedade, intensidade e velocidade.
– Preto: mau, elegância, credibilidade, sofisticação e mistério.
– Branca: simplicidade, pureza, harmonia, leveza e ordem.
2. Tipografia
Outro diferencial são as fontes utilizadas durante as comunicações feitas e como isso ocorre. Os tipos de fonte trazem personalidade, assim como as cores, a escrita de uma marca, também ajuda no reconhecimento visual da empresa. Veja alguns tipos, a seguir:
– Serif: formal, confiante, maduro, prestígio, altamente legível
– Sans serif: informal, agradável, moderno, chique
– Slab Serif: robusto, forte
– Script: tipicamente formal, elaborado, especial
– Manuscrita: pessoal, criativo, único
3. Formas
Ponto de referência em uma identidade visual, as formas, que somadas a belas cores e textos bem montados, causam o efeito final esperado no público. Aqui estão algumas das associações clássicas:
– Círculo: união,amizade, relacionamentos
– Triângulo: inspiração, equilíbrio, suporte, poder
– Quadrado: firmeza, estabilidade
– Linhas Horizontais: tranquilidade, calma
– Linhas Verticais: superioridade, autoridade
4. Logo
Característica fundamental que além de englobar cores, tipografia e formas, tem a função principal de atrair e captar a atenção/interesse das pessoas em geral.
Grandes cases disso, são o McDonald’s, com seu M grande em letreiros espalhados em diversos países, a Lacoste com seu “jacaré” em todas as roupas vendidas e não poderíamos deixar de lado a gigante do ramo de tecnologia, Apple que com uma simples imagem de uma maçã mordida cativou milhões de clientes!
Simbologias simples, mas ao mesmo tempo forte, causam impacto e consequentemente, ativam gatilhos subconscientes quase que instantaneamente em seus clientes, repassando sempre os valores e objetivos da marca.
Quem faz a identidade visual?
A identidade visual é criada por um profissional especializado que recebe o nome de Designer Gráfico ou uma Agência de Design. O designer gráfico é responsável por todo o processo de criação, desde o levantamento de informações, como o histórico da empresa, o público, o perfil de consumo, o mercado, a concorrência e o posicionamento, além de discutir qual a imagem que a empresa quer ter, para após realizar a criação do manual de identidade visual.
Vantagens de contratar um Designer Gráfico ou uma Agência de Design
O designer gráfico possui conhecimento técnico para elaborar a identidade visual, além de ter um olhar crítico e analítico para melhorar a imagem da marca.
Com isso, não é recomendado realizar a identidade visual da marca sem a ajuda profissional, pois pode gerar resultados desastrosos que podem afetar a imagem e o posicionamento da marca, além de causar uma imagem desorganizada para o público e para os consumidores.
Dessa forma, o designer gráfico ou agência de design, consegue criar a identidade visual de acordo com o perfil da empresa, do público, do mercado onde a empresa atua.
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