As técnicas e ferramentas fazem parte do contexto de qualquer setor comercial e de marketing de uma empresa. Logo, aprimorar o processo aumenta a taxa de conversão em vendas
O objetivo da conversão no marketing digital pode variar de acordo com a estratégia que a empresa precisa, perguntas como: Desejo converter visitantes em leads? Preciso transformar os Leads em clientes? Como será meu relacionamento pós conversão?
Se você tem muitas dúvidas, inclusive sobre a resposta a essas perguntas, você chegou ao lugar certo.
A seguir, você verá um guia completo com técnicas de conversão digital que sua equipe deve adotar para atrair, engajar e converter mais leads ao longo do tempo.
Veja algumas técnicas para aumentar a conversão digital
Aplique as técnicas de SEO
Se você está em busca de maior conversão no marketing digital, o primeiro passo é investir em ações de atração. Essas ações que vão fazer sua persona/público alvo chegar até a sua marca.
Por essa razão o SEO é uma excelente estratégia de conversão digital. Por meio de suas táticas você torna as páginas do site mais atraentes para as plataformas de busca, como o Google.
Isso quer dizer que ao aplicar técnicas de SEO em seu site ou blog você aumenta as chances de elas aparecerem como resultados de uma pesquisa feita no Google, logo nas primeiras posições.
Estar nas primeiras posições do Google representa mais cliques e mais tráfego para o seu site.
Mas quais são as técnicas de SEO que devem ser adotadas?
O marketing de conteúdo é uma etapa importante, pois através do conteúdo que o seu futuro lead irá entender qual será o seu propósito. Nesse ponto temos duas estruturas que precisam estar em evidência: o conteúdo em si, e uma estrutura técnica baseada em palavras-chave para a construção do texto.
A ferramenta de palavras-chave do Google vai te ajudar a compreender quais são palavras pesquisadas dentro do seu nicho.
Assim você pode inserir essas palavras em seu site e blog, aumentando as chances do Google reconhecê-las como a resposta ideal para a busca do usuário.
Use as palavras-chaves para escrever conteúdos incríveis e relevantes.
Utilize técnicas de copywriting para desenvolver um conteúdo estratégico para a conversão digital.
Você também deve criar uma variedade de tipos diferentes de conteúdo, como:
- e-books;
- infográficos;
- vídeos;
- posts em áudio e outros recursos que podem ajudar você a criar uma conexão mais forte com seu público-alvo.
Invista em publicidade paga
O SEO é uma estratégia que traz resultados a médio e longo prazo. Se você quiser acelerar um pouco seu ciclo de vendas investir em anúncios pagos.
Dentro do objetivo de conversão digital, os links patrocinados, de plataformas como Google ADS e publicidade em mídia social, também têm o objetivo de atrair usuários para seu site.
Crie uma presença nas mídias sociais
Com a utilização das redes sociais para negócios sua empresa pode expandir seu alcance online e trabalhar para gerar mais tráfego qualificado para seu site.
Isso vai acontecer se você seguir algumas etapas como:
- entender em quais plataformas suas personas estão;
- publicando conteúdo atraente;
- divulgar atualizações e promoções da sua empresa;
- compartilhar seu conteúdo de outras páginas como publicações de blogs.
Além de atrair usuários para suas páginas, as redes sociais ajudam você a estimular o engajamento dos seguidores com a sua marca. Isso vai auxiliar também na etapa de conversão.
Capte leads e amplifique as ações de e-mail marketing
Após atrair usuários para seu site é preciso reter esse usuário. Como?
Gerando pontos de conversão de visitante em leads.
Isso pode acontecer com o oferecimento de um conteúdo rico como ebook em troca de dados de contato como nome e e-mail.
Com contatos em seus bancos de dados sua equipe deve criar uma estratégia de e-mail marketing.
O canal permite que você estabeleça uma relação mais próxima com os leads e divulgue novos produtos e promoções.
Atenção: não envie apenas e-mails com foco no seu produto ou serviço. Ofereça conteúdo valioso para as diferentes etapas da jornada do cliente. Para isso você deve precisar de um software de automação de marketing.
Faça uma análise de seu site
Todas as estratégias de marketing que listamos até aqui tem o objetivo de levar um usuário para o seu site, entretanto, de nada elas adiantam se a plataforma oferecer uma experiência de usuário ruim.
Realize periodicamente testes de performance no site para identificar problemas, erros e oportunidades de melhoria.
Isso evita que todo seu esforço tenha sido em vão, ajuda você a obter melhores resultados de conversão digital e a otimizar o retorno sobre investimento, afinal, você para de jogar dinheiro fora atraindo clientes que não conseguem acessar o site.
Outros aspectos que podem ser observados para melhorar as conversões digitais são:
- revisão das etapas de compra do cliente, caso estejamos falando de um e-commerce;
- velocidade de carregamento das páginas – recomendamos o PageSpeed Insights do Google;
- revisão de conteúdo para garantir que ele forneça informações suficientes;
- atenção ao preenchimento de meta-título e meta-descrição;
- conteúdo alinhado com a persona;
- CTAs otimizados e mais.
Agora que você já tem em mãos as principais técnicas para aumentar a conversão no marketing digital de seu site ou blog, é hora de colocar em prática as dicas e depois calcular as taxas de conversão para entender o retorno que cada ação está trazendo para seu negócio.