Se você trabalha na área de marketing, publicidade e propaganda, com certeza, sabe da importância do e-mail como ferramenta de comunicação, prospecção e fidelização de clientes.
Ele é uma das estratégias mais poderosas do mundo digital a fim de criar uma relação direta com seus contatos. Mas e você, sabe o que ele significa e como usá-lo da melhor forma?!
Saber como aplicar esse recurso pode melhorar muito o desempenho de sua empresa e trazer os resultados desejados.
Logo abaixo, vamos explicar tudo o que precisa saber sobre o e-mail marketing para criar campanhas incríveis, olha só:
E-mail marketing: conceito e benefícios
O e-mail marketing surgiu na década de 1970, quando o engenheiro Ray Tomlinson enviou a primeira mensagem eletrônica da história.
Desde então, tornou-se um dos principais meios de comunicação na internet, tanto para fins pessoais quanto profissionais.
A função essencial desse recurso é aumentar o engajamento e a fidelização dos clientes por meio de conteúdos relevantes e personalizados.
Uma campanha de e-mail marketing pode ser desenvolvida em texto ou HTML e conter produtos, promoções ou conteúdos.
E a gente separou mais alguns motivos para você considerar aplicar esse disparo:
Estreitar relacionamentos:
Ele cria uma comunicação direta com os consumidores, que permite enviar mensagens personalizadas e relevantes para cada segmento da sua lista.
Promover seus conteúdos:
Divulga seus artigos, ebooks, webinars e outros materiais para a sua audiência, gerando mais tráfego e engajamento para o seu site.
Nutrir e educar seus leads:
Mantém a comunicação com prospects em uma sequência de e-mails com conteúdos educativos e persuasivos, conduzindo o funil de vendas até a decisão de compra.
Vender:
Encaminha ofertas exclusivas, descontos especiais, lançamentos, recomendações e outros itens que incentivem a conversão.
Pós-venda:
Mantém a oferta de valor e suporte para garantir a satisfação e a retenção dos clientes. Além de mensagens de agradecimento, pesquisa de satisfação, dicas de uso, solicitação de feedback.
Tipos de e-mail marketing e como usá-los
Justamente por você poder realizar diferentes funções durante as etapas de negociação, é que vale a pena usufruir dos variados tipos de e-mail marketing para consolidar sua presença social.
Tudo isso é determinado pelo seu objetivo e, também, depende do estágio do funil em que seus clientes ou prospects se encontram.
Dá uma olhada em uns exemplos:
E-mails em massa:
Geralmente enviados ao mesmo tempo, para todos os contatos. Podem ser usados para comunicar novidades, eventos, promoções ou conteúdos relevantes para toda a sua audiência.
Disparo de e-mails:
Eles são disparados automaticamente sempre que um lead realiza uma determinada ação ou atende a um critério. Você pode usá-los para confirmar inscrições, compras, downloads ou outras interações.
E-mails segmentados:
Você geralmente envia para um grupo específico de contatos, com base em critérios como perfil, comportamento, interesse ou localização. Dessa forma, e possivel enviar mensagens mais personalizadas e relevantes para cada segmento.
Respostas automáticas:
São enviados imediatamente após um contato se cadastrar na sua lista ou realizar alguma ação. Você pode usá-los para enviar uma mensagem de boas-vindas, uma isca digital, uma sequência de nutrição ou algum outro conteúdo que estabeleça uma comunicação com o lead.
E-mails transacionais:
Usados para confirmar uma transação ou um pedido feito pelo seu contato. Eles podem ser usados para enviar recibos, notas fiscais, códigos de rastreamento ou outras informações importantes sobre a compra.
E-mails programados:
São aqueles e-mails que você agenda para serem enviados em uma data e hora específicas.
São usados para enviar mensagens relacionadas a eventos, feriados, aniversários ou outras ocasiões especiais.
Vale lembrar que existem diretrizes que podem estar presentes em todos os tipos de e-mail marketing que enviar, como:
- Coloque um assunto atraente e curto
- Tom de voz adequado ao público
- Mensagem objetiva
- Inclua uma chamada para ação, CTA
- Revise o texto antes de enviar
Boas práticas e erros a evitar no e-mail marketing
Ah, e, além das diretrizes e formas de escrever as mensagens, você pode seguir essas práticas para manter os e-mails longe da caixa de Spam:
- Peça permissão para mandar e-mails
- Siga as normas da LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados
- Segmente sua lista de contatos
- Teste os e-mails antes de enviar
Conclusão
E então? Ficou mais fácil de entender a importância e a prática do e-mail marketing?
Esperamos que esse conteúdo seja um incentivo para investir em uma comunicação assertiva e moderna com seus clientes e leads.
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