O Instagram Aesthetic em uma tradução livre, seria estética do Instagram. Mas o termo se refere a uma postura de vida, criada pela geração Z e com forte adesão do público feminino, sendo um modo de expressão próprio, muito presente no universo da moda e que vem ganhando força no mundo business!
Inclusive, dentro desse âmbito, aesthetic é uma forma de expressão que não tem padrões e permite a livre expressão, tanto pessoal quanto artística.
Ainda assim, é preciso entender como essa tendência influencia o comportamento dos usuários no Instagram e também como os profissionais de marketing podem aproveitar.
Dessa maneira, o Instagram aesthetic se apresenta como um jeito que uma empresa se expressa com o restante das pessoas, impactando a percepção dos usuários sobre a marca.
Qual é a importância do Instagram aesthetic?
Deve fazer parte do posicionamento de marca e do branding que planeja ser desenvolvido, principalmente quando se pensa, como conversar com os usuários! Aliás, as cores, o layout, o tom de voz e tudo o mais que gerar uma personalidade para a marca no mundo digital, tem que estar incluído no desenvolvimento do Instagram aesthetic.
Para redes sociais altamente visuais, como o próprio Instagram, elaborar uma estética que mostre a personalidade do negócio é muito importante para gerar laços de identificação e conexão com o público-alvo.
As interações entre um perfil e novos usuários podem ser decisivas para ter mais seguidores no Instagram. Por isso, nos primeiros momentos, ter uma página visualmente chamativa e com personalidade é um grande diferencial competitivo dentro das redes sociais.
Como definir um estilo aesthetic para as contas empresariais do Instagram?
Alguns pontos essenciais precisam ser colocados desde o princípio, quando o objetivo é buscar um perfil aesthetic nas redes sociais e comunicação de forma geral.
O top 5 tópicos mais importantes nesse assunto são:
– Estabeleça o branding da marca
– Utilize bem as cores da marca
– Invista em boas edições
– Planeje o Feed
– Pense no todo
Agora que sabemos quais são, é preciso buscar uma definição sobre o estilo da marca. Vamos nessa?
Estabeleça o branding da marca
Assim que um usuário bate o olho em uma página no Instagram, mesmo que ele não clique em nenhuma publicação, é importante que consiga compreender o que o negócio faz e como se comporta no mercado.
Por isso, é precisa deixar claro, quais são os valores e missão da empresa! Pode parecer uma coisa simples e lógica, porém muitas marcas deixam de expor isso em 1 ou mais redes digitais em que está presente.
Por isso, se por exemplo, você já tem um bom branding no site e blog, mas o Instagram anda meio abandonado, é preciso ajustar isso. Combinado?
Ahh e tem mais: é preciso ir além, adaptando o branding com as características do Instagram, de modo que faça sentido para quem segue.
E por fim, existem algumas perguntas que precisam ser respondidas. Elencamos as principais, aqui abaixo:
– Qual é a persona do negócio?
– Quais os valores da empresa?
– Qual sentimento, a empresa quer passar para os seus seguidores, no Instagram?
Utilize bem as cores da Marca
Como sabemos, o Instagram é uma plataforma altamente visual, negligenciar uma boa composição e paleta de cores é um ERRO que o público aesthetic não permite.
Portanto, é necessária a criação de estratégia de branding, com definição de layouts, cores e padrões. Caso já exista, essa estratégia sendo realizada, em outros canais de vendas ou redes sociais, basta adaptar para uma linguagem mais ‘instagramável’.
Invista em boas edições
Existem temas que demandam um tom mais sério, assim como assuntos que são mais descontraídos. Por isso, os conteúdos e o perfil no instagramlayout da página em geral devem levar em consideração essas diferenças.
Além disso, precisa haver uma certa padronização dos elementos visuais e textuais. O objetivo é que, sempre que um usuário se deparar com conteúdo da marca, este perceba rapidamente que se trata da empresa e quais valores defende.
Como o Instagram é uma rede muito visual, que trabalha com imagens e vídeos, é interessante usar os filtros que a ferramenta disponibiliza, pois isso, auxilia a criação e estabilização de um padrão, tanto nas imagens quanto nos vídeos de um marca.
Lançar mão das figurinhas do Instagram, bem como determinar um padrão para os stories, são ações que também ajudam no Instagram aesthetic para empresas.
Planeje o Feed
Como dito na famosa frase “A primeira impressão é a que fica”, torna-se extremamente necessário que o feed impacte de maneira positiva os usuários em geral, e especialmente a um público-alvo definido.
Além disso, a composição das postagens, os ângulos das imagens, bem como as cores, recursos e legendas, serão quesitos determinantes para aumentar o engajamento, o número de seguidores e consequentemente o crescimento dentro do Instagram.
Pense SEMPRE no todo
O Instagram aesthetic deve ser pensado para toda a conta, não apenas o Feed. É preciso implementar esse conceito em todas as ações realizadas: nas lives, no story e demais recursos do Instagram.
Este conceito já faz parte do universo da rede social, tanto é que muitas empresas o incorporaram à estratégia de branding da marca devido à sua importância. Isso porque permite refletir os valores e o posicionamento que a empresa defende.
Trata-se de uma forma de criar uma identidade que mostre a personalidade do negócio na plataforma e com os passos que apresentamos neste artigo, ficará mais fácil criar e colher bons resultados.
Além disso, tenha em mente que esse conceito deve fazer parte da cultura organizacional da empresa no Instagram, contemplando todos os materiais e conteúdos criados para o perfil.
Letradê e Aesthetic
Gostou desse tipo de tema, já estava por dentro, do que é o conceito aesthetic? Curioso não é mesmo, como o mundo digital é um terreno fértil para criar e inovar, ao longo do tempo!
Comente o que pensa sobre esse assunto, e se for o caso, conte como foi a aplicação de um instagram aesthetic em seu perfil pessoal ou empresarial.