Já ouviu falar nessa sigla? NÃO? Então veja só!
O Método AIDA consiste num conjunto de elementos aplicados por equipes de venda, com o intuito de conduzir clientes em potencial a jornada de compra colocando sempre em primeiro lugar a sua experiência até a efetivação.
O que é exatamente AIDA?
Mesmo sendo um método com foco no comportamento do consumidor atual, a origem dele data de 1899. Isso mesmo, mais de 120 anos atrás, e foi criado com o objetivo de analisar uma lógica que leva o cliente ao consumo. Elmo Lewis (criador do Método AIDA) dividiu sua análise em quatro momentos: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
- Chamar a atenção do leitor;
- Gerar interesse em conhecer mais;
- Despertar o desejo;
- Estimular uma tomada de ação.
As palavras destacadas, formam o termo conhecido como AIDA e que está ilustrado, etapa por etapa na imagem a seguir!
Detalhes sobre cada ETAPA
– Atenção
Nessa 1ª etapa o objetivo é se conectar aos usuários que geralmente são seus futuros clientes e que precisam ser prospectados!
É muito comum que essas pessoas não conheçam a sua marca ou pouco tenham ouvido falar, por isso é necessário mudar essa realidade e apresentar a sua empresa, por meio de ações de atração.
Entre essas estratégias estão:
- Anúncios;
- Redes sociais;
- SEO;
- Marketing de conteúdo.
Ou seja, tudo o que atrai um consumidor para se relacionar com a sua empresa pela primeira vez possui conexão com esse momento estratégico.
– Interesse
Nesse estágio o foco é despertar o interesse da clientela captada e para que isso possa ser feito, é interessante que sejam criadas ações de conversão de contatos em leads/consumidores reais da sua marca.
Ao ter os dados de um potencial cliente em mãos, a sua comunicação se torna muito mais eficiente e barata, sendo que com isso, ao invés de usar anúncios pagos, você pode muito bem se comunicar por e-mail marketing, por exemplo.
Por fim, identifique sempre as dores e apresente seu produto/serviço como uma solução, ressaltando seus recursos, mas principalmente o que o cliente tem a ganhar com ele.
– Desejo
Ao ter um cliente com interesse nas suas mãos, é preciso agir na busca pelo DESEJO. Isso porque o cliente com interesse em uma solução ainda está considerando as opções que ele tem, ou seja, ele pode estar avaliando, por exemplo, seus concorrentes.
Mostre nesse momento os seus diferenciais, aponte com detalhes e precisão tudo o que sua empresa pode fazer! Dentro deste contexto, o uso de depoimentos de clientes e apresentação de casos de sucesso funcionam muito bem.
Afinal, o sucesso que um cliente teve com a sua empresa, ele só teve com ela. Isso diferencia a sua organização das demais.
– Ação
Por último, mas não menos importante, a compra precisa ser FECHADA!
Sabe aquele cliente que está quase comprando, já demonstrou interesse e desejo, mas ainda não “assinou o contrato”? Então é hora de incentivar a compra de uma forma mais comercial.
Por exemplo, em plataformas de e-commerce, a prática de frete grátis ou cashback são amplamente utilizados para garantir o cliente de uma vez por todas.
Como aplicar o Método AIDA?
Compreendida a parte teórica, vamos seguir para algumas dicas que você vai precisar ao colocar o modelo em prática. Abaixo, listamos as etapas para aplicar o método AIDA:
- Busque conhecer ‘o cliente’ ideal;
- Tenha domínio sobre a sua oferta;
- Crie conteúdos prioritários;
- Converta visitantes em leads;
- Segmente e personalize a comunicação;
- Use automação a seu favor;
- Use um CRM de vendas para acompanhar o pipeline de vendas.
Dica matadora
Muito além de apresentar os diferenciais do seu produto ou serviço e mostrar porque é uma solução relevante para o cliente, é preciso estimular o desejo de aquisição.
Para isso, não basta focar nas características da solução oferecida: é preciso criar uma conexão com o consumidor, nessa hora específica, demonstrar como o produto funciona, além de funcionalidades do serviço, costumam ser atitudes que conquistam um comprador.
Conexão com os clientes
As etapas de interesse e desejo existem, portanto, foque em apresentar o valor que o produto entrega ao seu consumidor e não tenha receio de ir além das características básicas, se for o caso!
Imagine só uma empresa de entrega de comida que apenas fala sobre as funcionalidades de seu app.
Agora imagine outra empresa do mesmo ramo, mas que decidiu abordar além do app também anúncios comentando sobre promoções exclusivas e especiais!
O efeito da 2ª empresa é muito mais convincente, certo? Pois as chances de despertar aquele sentimento de “preciso testar, preciso provar esse produto” se tornam MUITO maiores, já que o cliente já viu o que a solução é capaz de fazer.
Esse é a ‘grande sacada’ na hora de transformar o interesse do cliente em desejo pelo seu produto, para então ser bem-sucedido na jornada de conversão.
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