Iniciando suas estratégias de Marketing Digital
Com a correria do dia a dia, realizar o Marketing Digital do próprio negócio pode ser uma tarefa bem complicada, ainda mais se você estiver sozinho.
Mas fique calmo, respire e vem com a gente! Hoje vamos te dar algumas dicas de como trabalhar com marketing digital no seu próprio negócio!
O objetivo principal do marketing digital é mostrar aos seus consumidores os seus produtos, serviços, como sua empresa se posiciona no mercado, o seu propósito, os principais objetivos e como sua marca atua.
Em resumo: é estar presente no dia a dia dos consumidores no mundo digital. Por isso, é indispensável estar presente nas plataformas digitais para interagir com o seu público.
E você pode se perguntar: mas como?
Para dar início às estratégias de marketing digital da sua empresa, existem alguns passos importantes que você deve levar em consideração:
1. Defina o seu objetivo:
Saiba onde quer chegar, tenha uma meta! Seja aumentar a visibilidade (awareness), mudar ou tomar algum posicionamento de marca (branding), aumentar vendas (performance).
2. Conheça seu público:
Para se comunicar de forma eficaz com seus clientes, é necessário saber com quem você deve se comunicar e como se comunicar. Um dos métodos para entender e simplificar o seu público-alvo é construindo uma buyer persona: um perfil que simplifica as características dos seus possíveis consumidores (a maioria do seu público é jovem? Qual a faixa etária? Pelo que eles se interessam?),
3. Defina meios de interação:
Nesta etapa, o importante é entender em qual plataforma do meio digital os seus clientes se encontram. Facebook? Instagram? Talvez o Twitter? Defina alguns meios e você estará com tudo pronto para começar sua jornada!
4. Produza Conteúdo Relevante:
Agora é hora de botar a mão na massa! Produzir o famoso Conteúdo Relevante. Nesta etapa você também precisa definir quais serão os melhores dias e horários para postagens. O mais indicado é que sejam feitas, no mínimo, duas a três postagens por semana em horários fixos. Por isso, até que você entenda o seu público e a sua demanda, postar em horários próximo das 11h ou meio-dia já irá melhorar o seu rendimento.
Lembre-se:
- Suas redes sociais serão a sua vitrine, o portfólio do seu negócio. Por isso, se esforce para deixar o seu perfil nas plataformas bem atraente e adequado com a sua marca. Existem plataformas gratuitas que podem te auxiliar nesta tarefa, como o Canva por exemplo.
- Você quer chamar atenção! O consumo e produção de conteúdo nunca foi tão acelerado como nos dias atuais, tanto que o usuário decide se irá continuar lendo um anúncio ou conteúdo em até 3 segundos. Portanto, seja direto, objetivo e chame a atenção.
- Hashtags não são enfeites. Elas servem para aumentar o engajamento em suas redes e atrair usuários que ainda não te seguem para te conhecer. Portanto, utilize hashtags de forma estratégica!
Gostou das dicas? Deixe nos comentários alguma dica que você acha que ficou faltando! Se quiser saber mais, pode perguntar nos comentários ou entre em contato conosco.