A forma como realizamos pesquisas na internet está evoluindo constantemente. E, assim como obtemos praticidade nos resultados, também é importante ter praticidade nas buscas!
E, justamente por isso, as pesquisas de voz têm ganhado popularidade, tornando-se uma alternativa conveniente e prática para os usuários.
Mas como isso afeta o SEO (Search Engine Optimization) e por que é importante adaptar sua estratégia de otimização para a pesquisa de voz?
Neste artigo, vamos abordar esse novo cenário e entender a importância do SEO para a pesquisa de voz.
O que é a pesquisa de voz e como funciona
A pesquisa de voz é uma forma de interação com dispositivos digitais onde, ao invés de digitar palavras-chave em um mecanismo de busca, os usuários fazem perguntas ou dão comandos de voz para obter as informações desejadas.
Isso é possível graças à tecnologia de reconhecimento de fala e assistentes virtuais, como a Siri, a Alexa e o Google Assistant, e está se tornando uma tendência no marketing e design.
No contexto do SEO, por exemplo, ao otimizar um site para um cliente, é importante considerar a pronúncia e elaboração de frases completas, ao invés do uso exclusivo de palavras-chave.
Ou seja, é ideal utilizar comandos como “quais são os melhores restaurantes da região Pinheiros, em São Paulo?”, e não utilizar só as keywords, como “melhores restaurantes, Pinheiros, São Paulo”.
Isso porque compreender a natureza dessas perguntas é crucial para ajustar a estratégia de SEO e garantir que o site esteja otimizado para a pesquisa de voz.
A importância do SEO para a pesquisa de voz
A praticidade do uso da voz nas pesquisas fez com que esse mecanismo de busca aumentasse consideravelmente nos últimos meses.
E a tendência nos próximos anos é de que até 50% das pesquisas sejam feitas por voz.
Justamente por isso, é interessante montar um conteúdo com headings e palavras-chave que se mantenham relevantes com as novas dinâmicas de pesquisa.
E otimizar seu conteúdo com informações concisas e relevantes pode aumentar suas chances de ser apresentado como resposta.
Dicas para otimizar o SEO para a pesquisa de voz
Ao implementar uma estratégia de SEO para a pesquisa de voz, há várias etapas que você pode seguir para otimizar seu site e melhorar seu desempenho.
Com as dicas abaixo, você consegue garantir destaque aos seus conteúdos:
- Use palavras-chave de cauda longa:
Perguntas de cauda longa são mais completas, geralmente formadas por frases compostas. Considere perguntas que seu público-alvo faria e crie conteúdo que as responda.
- Otimize para pesquisas móveis:
Considere que a pesquisa de voz é frequentemente realizada em smartphones e otimize seu site para isso.
- Considere a intenção do usuário:
Conheça a intenção por trás das pesquisas por voz.
Isso ajuda você a criar conteúdo relevante e direcionado a atender às necessidades dos clientes.
- Use linguagem natural:
As pesquisas por voz são mais informais. Portanto, ao otimizar seu conteúdo, use uma linguagem natural e coloquial para deixar a pesquisa mais amigável para o uso de voz.
- Confiabilidade e escaneabilidade de conteúdo:
Crie conteúdo de alta qualidade e relevante e utilize estrutura de títulos, headings e bullet points para organizar o material, facilitar a leitura e destacar informações importantes.
- Otimize o site para pesquisas locais:
Inclua informações como endereço, horário de funcionamento, contato e registre a empresa em plataformas como o Google Meu Negócio.
Conclusão
Manter seus resultados e páginas relevantes é mais fácil do que parecia, né?
Contar com uma empresa que entende a dinâmica da pesquisa e os mecanismos SEO vai melhorar o desempenho de sua empresa e acelerar a sua consolidação no mercado.
Conheça o trabalho da Letradê e continue lendo o nosso Blog para ficar por dentro das novidades e tendências de pesquisa.