Muito difundido no mundo dos games, o Metaverso está se aproximando cada vez mais da realidade das pessoas que não estão tão conectadas assim. Só para contextualizar: o Metaverso, basicamente, é um universo totalmente digital que simula uma realidade paralela à nossa. Lá as pessoas podem interagir entre si, criar avatares e, claro, fazer negócios – tudo isso pelo computador, e potencializado por dispositivos de realidade virtual.
Por isso, não é novidade que o Metaverso seja uma tendência que está ganhando cada vez mais espaço no meio empresarial. Imagine a oportunidade de oferecer seus produtos a potenciais clientes sem que eles precisem sair de casa? Com o Metaverso, isso não apenas é possível, como também esperado.
Nesse mundo digital, as possibilidades são infinitas e já começam a ser exploradas por organizações em diversas plataformas. E isso atrai a cada dia mais os olhos de profissionais de marketing digital, que passam a enxergar no universo virtual uma chance de crescer em um ambiente hibrido: experiências vividas no Metaverso podem facilmente ser convertidas em aquisições reais. O cliente pode escolher, provar, e adquirir um produto em uma loja no Metaverso e receber o produto no mundo “real”.
O metaverso já chegou ao Brasil?
Apesar de já ser uma realidade, transitar nesse mundo virtual ainda está longe do dia a dia dos brasileiros. O principal obstáculo está no alto investimento necessário para adquirir os dispositivos de realidade virtual, que fogem do orçamento de grande parcela da população.
Estima-se que o Brasil tenha cerca de 2 anos de “atraso” com relação aos Estados Unidos na implementação e difusão dessa tecnologia, que pode ganhar espaço conforme as empresas se interessam pelo segmento e tornam os dispositivos mais acessíveis.
O que o marketing digital tem a ver com isso?
Se no mundo “real” as empresas já estão sempre em busca de se destacar e conquistar a preferência do público, no mundo digital não é diferente – com o bônus de que esse é um universo totalmente novo e inexplorado.
Como qualquer canal, a tendência é que as empresas que primeiro conquistarem seu espaço no Metaverso também se tornem as mais bem sucedidas no ambiente. Estar no Metaverso é ir diretamente ao encontro de seu público, e se posicionar no início da plataforma é sinônimo de chegar onde ninguém chegou.
Além de impactar as vendas, são ótimas oportunidades para reforçar a imagem da marca perante os clientes. Passar por um outdoor no mundo virtual terá muito mais impacto que encontrar o mesmo criativo no mundo “real”. Realizar uma ação imersiva no universo digital causa uma reação bem mais intensa do que em um ambiente físico, tanto pela sensação de novidade quanto pela possibilidade de proporcionar essa experiência para clientes que não estão na mesma cidade, mas que podem desejar adquirir seus produtos ou serviços.
Por mais distante que pareça, é essencial que as marcas estejam sempre monitorando o que acontece no universo virtual – da mesma forma que fazem no mundo real – em busca de oportunidades. E com a Letradê você encontra sempre as melhores oportunidades de deixar a sua marca cada vez mais no topo!